Quando chega o calor, chega, por norma, uma necessidade maior de cuidarmos da nossa alimentação. As escolhas saudáveis devem fazer parte da nossa rotina o ano inteiro, mas o próprio verão pede refeições mais leves, práticas e coloridas. As saladas acabam por ser uma das opções mais recorrentes, mas desengane-se quem acha que comer uma salada como refeição principal é sinónimo de fome imediata. Se souber fazer uma salada bem feita, este pode muito bem ser um dos pratos mais completos do seu dia. Para que não lhe falte nada, mostramos-lhe os cinco passos para fazer a salada perfeita, saciante e nutritiva:
1 – Hidratos de Carbono
Não devem ser evitados nas saladas, até porque são necessários para o nosso organismo. Na quantidade certa, e consoante o gosto pessoal de cada um, deve optar por arroz integral, quinoa, bulgur, massa integral ou croutons de pão integral, por exemplo.
2 – Lípidos
Uma salada perfeita precisa de gorduras boas e saudáveis, como frutos secos, abacate, azeitonas, azeite virgem extra…
3 – Proteínas
Não têm necessariamente que ser proteínas de origem animal, mas é fundamental incluir uma proteína na sua salada. Pode escolher entre salmão, frango, peru, cogumelos, leguminosas como grão de bico, feijão e tofu.
4 – Fibras
Todos os legumes, as verduras, as frutas e as leguminosas, por exemplo, são ricos em fibras e podem ajudar a compor uma salada particularmente rica e nutricionalmente equilibrada.
5 – Molho
Para terminar, o azeite virgem extra, sendo uma excelente fonte de gordura, deve ser a base da forma como tempera a sua salada. Pode facilmente acrescentar sumo de limão, vinagre balsâmico, mostarda e criar algo único todos os dias.