![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2023/08/230822_GettyImages-1092143712.jpg)
1 .º Mês
Desde o momento em que o óvulo é fecundado até à 4.ª semana, as mulheres nem se apercebem que engravidaram. No final do primeiro mês, o embrião mede cerca de 2mm, “é um disco achatado e vê-se apenas uma vesícula ‘enterrada’ superficialmente no endométrio”, refere a obstetra Marcela Forjaz.
Só no final das 4 semanas é que começará a desconfiar que poderá estar grávida: menstruação em falta, o peito um pouco tenso, hipersensibilidade e formigueiro, são alguns sintomas. Agora já pode fazer o teste. Marque a primeira consulta com o obstetra, escreva todas as suas dúvidas num caderno para que, quando chegar a hora, não deixe perguntas sem resposta. Vai começar a suplementação de ácido fólico e iodo que só deixará no final da gestação.
Não tome suplementação sem o conselho da médica especialista. Evite comer comidas cruas (como sashimi ou tártaros, por exemplo) ou carnes mal passadas. Saladas sim, mas em casa já que tem de ter a certeza que são cuidadosamente lavadas.
2 .º Mês
Das 4 às 8 semanas o embrião cresce muito rapidamente e no final do seg undo mês já está com 2cm. Já se começa a distinguir a parte terminal dos membros (mãos e pés) que começam a achatar-se e tem umas elevações correspondentes às orelhas.
Mexe-se bastante, mas estes movimentos ainda não são percetíveis pela mãe. Pesa 2g. “Além do bebé, outras estruturas vão-se desenvolvendo no útero: a placenta, o saco e o líquido amniótico e o cordão umbilical”, diz a obstetra.
É muito importante fazer uma alimentação equilibrada: por dia deve incluir 170g de cereais (integrais, de preferência), 2,5 chávenas de vegetais, 2 peças de fruta, 3 chávena s de leite e derivados (converse com o seu médico caso pref ira leites vegetais) e 150g de carne (de preferência magra e branca, como frango ou peru), peixe, marisco e leguminosas (grão, ervilhas, nozes) e sementes.
3.º Mês
No nosso país, o normal é fazer-se 3 ecografias ao longo dos 9 meses. A primeira é feita entre as 11 e as 13 semanas e va i dar informações muito importantes: datar a gravidez; verificar os movimentos cardíacos do feto (um momento muito emocionante para os pais, leve lenços), o número de fetos, excluir patologias e avaliar a presença de ossos do nariz.
Às 13 semanas, o feto já mede 7,3cm, tem umas pequenas bochechas, os 20 alvéolos dentários e já produz urina.
Se trabalha muitas horas sentada, lembre-se de levar roupa confortável e não muito justa.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2023/08/230822_O-Grande-Livro-da-Gravida-da-medica-obstetra-e-ginecologista-Marcela-Forjaz-1.jpg)