Por alguma razão, os snacks noturnos caem sempre bem. Mas o tipo de alimentos que escolhe consumir podem potenciar o aumento de peso e interferir com a qualidade do sono. Dois fatores prejudiciais para o metabolismo.
Segundo a nutricionista Betsy Opyt, se está a tentar emagrecer, deve cortar os seguintes alimentos para atingir os seus objetivos mais rápido. Bónus: com a mudança de hábitos, também dormirá melhor.
Chocolate negro
Parece ser uma opção saudável para satisfazer o desejo por doces antes de dormir, mas este snack contém tudo o que não se quer nesta altura do dia: cafeína, teobromina (outro estimulante), e açúcar. Os dois primeiros podem atrapalhar o sono e o último tem o poder de sabotar os seus esforços para perder peso.
Óleo de coco e queijo de cabra
Alimentos com altos níveis de gordura saturada podem saciar e ajudar a acelerar o processo de perda de peso, mas consumi-los antes de dormir não é uma boa ideia. Isto porque a gordura saturada, que demora algum tempo a ser digerida, pode relaxar a válvula que separa a extremidade inferior do esófago e do estômago e causar um certo desconforto durante a noite.
Molho picante
Ingerir um molho ou qualquer outro alimento picante pelo menos uma hora antes de ir dormir pode ser sinónimo de azia, ou de uma noite pouco descansada. Tal como os alimentos do ponto anterior, eles podem relaxar o anel muscular que separa o esófago do estômago, permitindo que qualquer ácido fermente na barriga e suba. Isto acontece com ainda mais frequência quando está deitada e não tem a gravidade a jogar a seu favor.
Vinho tinto
Até pode adormecer mais rápido após beber uma taça de vinho, mas terá dificuldade em conseguir entrar num estado de sono profundo e restaurador. Um grupo de investigadores da Universidade de Melbourne, na Austrália, descobriu que as mulheres que bebiam vinho antes de dormir tinham uma atividade cerebral semelhante à registada em pessoas que recebem choques elétricos suaves.
Cookies e brownies
É difícil resistir-lhes à noite, mas é importante ter isto em conta: o açúcar funciona como combustível para o corpo. Se consumir um pouco antes de ir dormir, quando as reservas de hidratos de carbono já se desligaram, é muito provável que ele acabe por ser armazenado como gordura.