
Apesar de usarmos o termo gripe de forma genérica para nos referirmos a sintomas como, por exemplo, nariz entupido, espirros e dor de cabeça, a gripe, a constipação rinite alérgica têm causas, sintomas e tratamentos distintos.
“Como os sintomas das doenças são semelhantes, na prática, é difícil identificar qual a causa, a menos que se faça exames de swab nasal (cotonete) para detetar o agente viral”, explica a Dra. Giovanna Sapienza, médica infectologista, à revista “Boa Forma”.
A especialista ajuda a esclarecer todas as dúvidas, explicando o que distingue cada condição e o respetivo tratamento.
Gripe
A gripe é uma infeção viral aguda causada pelo vírus da influenza. É altamente contagiosa e pode levar a complicações graves em grupos de risco, como idosos e pessoas com o sistema imunitário enfraquecido. As suas principais características incluem:
- Início súbito: os sintomas da gripe costumam começar rapidamente, com febre alta, dores musculares, fadiga e calafrios;
- Sintomas sistémicos: a gripe pode causar sintomas sistémicos, como febre, dor de cabeça intensa, dores no corpo, fadiga e calafrios;
- Sintomas respiratórios: a gripe pode levar a sintomas respiratórios, como tosse, dor de garganta, congestão nasal e espirros;
- Complicações: a gripe pode resultar em complicações graves, como pneumonia, e pode ser fatal em casos extremos;
- Duração: os sintomas da gripe duram geralmente de uma semana a dez dias.
A vacina é a melhor maneira de se evitar a gripe e as suas complicações, sendo necessário receber uma nova dose anualmente, já que a sua composição é alterada conforme o tipo de vírus mais provável de se disseminar.
Isto previne aproximadamente 70 — 90% dos casos de gripe, mas não protege contra outras infeções respiratórias, como a constipação. O efeito preventivo da vacina é observado cerca de duas semanas após a administração, por isso a aplicação deve ser feita antes do inverno, época em que ocorrem os maiores índices de infeção. Como o vírus utilizado na vacina foi inativado em laboratório, não é possível que a vacinação desencadeie uma gripe.
Constipação
A constipação é uma infeção viral que afeta o trato respiratório superior, causada por vários tipos de vírus, como, por exemplo, rinovírus (40%), parainfluenza e VSR. As suas principais características incluem:
- Início gradual: os sintomas da constipação tendem a desenvolver-se gradualmente e são mais brandos do que os da gripe.
- Sintomas sistémicos leves: a constipação pode causar sintomas sistémicos leves, como febre baixa ou ausência de febre, e uma sensação geral de mal-estar;
- Sintomas respiratórios: os sintomas mais comuns da constipação incluem congestão nasal, espirros, coriza, dor de garganta e tosse leve;
- Complicações: a constipação raramente leva a complicações graves, embora possa agravar condições respiratórias preexistentes em algumas pessoas;
- Duração: os sintomas da constipação geralmente melhoram em uma a duas semanas.
Não existem medicamentos que tenham demonstrado bons resultados no combate aos vírus da gripe e da constipação, por isso, o tratamento é direcionado ao alívio dos sintomas. Os principais medicamentos sintomáticos utilizados são os analgésicos e antitérmicos, que aliviam a dor e a febre.
Rinite alérgica
A rinite alérgica é uma doença inflamatória das mucosas (revestimento interno) do nariz, com causas que podem ser alérgicas ou infecciosas.
A rinite de causas não alérgicas pode ser provocada por infeções causadas por vírus, bactérias ou fungos, por alguns tipos de medicamentos, hormonas e por problemas como o refluxo gastroesofágico.
Já a rinite alérgica ocorre quando o corpo reage exageradamente ao entrar em contacto com determinadas substâncias que identifica como estranhas. Pode ter origem hereditária, mas ainda não se conhece muito bem as suas causas. A condição manifesta-se quando a pessoa entra em contacto com determinados “gatilhos”, nomeadamente: pelos de animais; descamação de pele; mofo; pólen; perfume; fungos; alguns alimentos; medicamentos; bactérias; vírus; mudanças bruscas de temperatura; e contacto com ácaros.
As suas principais características incluem:
- Início crónico ou recorrente: a rinite alérgica tende a desenvolver-se em resposta à exposição a alérgenos específicos e pode ser uma condição de longo prazo;
- Sintomas sistémicos mínimos: normalmente, a rinite alérgica não causa febre ou sintomas sistémicos graves, mas pode resultar em fadiga leve.
- Sintomas nasais: os sintomas característicos incluem espirros, coriza aquosa, congestão nasal e comichão no nariz;
- Garganta afetada: a rinite alérgica pode levar à comichão na garganta, mas a dor de garganta é menos comum.
- Duração: a rinite alérgica pode ser crónica e persistir ao longo de toda a estação alérgica.
Após o diagnóstico de rinite alérgica, é preciso identificar as substâncias que provocam a alergia para evitar o contacto com as mesmas.