
Os benefícios de beber café sem açúcar
Mais de metade da população mundial começa o dia com uma ou duas chávenas de café, mas os seus benefícios nutricionais podem ser grandemente reduzidos se adquirirmos o hábito de adicionar açúcar.
Aqueles de entre nós que bebem café há muito que ultrapassaram o debate sobre se o café é ou não saudável, tendo-se agarrado à lista de benefícios do café, que são muitos. É claro que também existem riscos, mas apenas em caso de consumo excessivo.
Segundo os especialistas, o consumo moderado de café está associado a uma melhoria dos sintomas de depressão, tendo também efeitos positivos nas doenças cardiovasculares (diabetes tipo 2, síndrome metabólica e algumas doenças do fígado). Pode também ser benéfico em doenças neurodegenerativas como Alzheimer, Parkinson e outras demências. O café ainda elimina as habituais toxinas que acumulamos no nosso organismo todos os dias e melhora tudo aquilo que procuramos quando bebemos uma chávena de café: a concentração e o desempenho intelectual. No entanto, muitos destes benefícios poderiam ser diluídos se o misturássemos com açúcar, um aditivo que, na sua forma refinada, é comprovadamente desnecessário.

Fotos; pexels/ Pixabay
Benefícios do café sem açúcar
O café é amargo, é verdade, mas é precisamente uma das suas características que se torna agradável quando se adquire o hábito de o beber. Por outro lado, muitas pessoas habituam-se a adicionar açúcar e já não sabem como bebê-lo sem ele. Adicionaria açúcar a um molho de pimenta ou sal ao mel? Se a resposta for não, porquê adicionar açúcar ao café? Mas não é apenas uma questão de organoléptica, é também uma questão de nutrição.
Problemas de beber café com açúcar:
– O café é rico em antioxidantes, mas quando se adiciona açúcar, que é um pró-oxidante, este benefício é significativamente reduzido, porque o açúcar promove o envelhecimento através da formação de radicais livres;
– Picos de insulina podem acontecer, especialmente, quando se toma café apenas ao pequeno-almoço. A insulina é segregada pelo pâncreas que, entre outras funções, é responsável pela obtenção de energia a partir da glicose no sangue para ser utilizada no fígado, músculos e cérebro, enquanto outra parte é convertida em gordura. De acordo com os especialistas, esta prática pode favorecer o aparecimento de cancro, o excesso de peso e outros tipos de patologias como a resistência à insulina. Quando existem demasiados picos de insulina, as células tornam-se imunes e resistentes à hormona insulina, fazendo com que esta não exerça o efeito que deveria.
– Riscos dentários. O café sem açúcar tem propriedades antibaterianas, o que constitui uma ajuda excecional na luta contra as cáries dentárias, além de ter um efeito anti-adesivo sobre a placa bacteriana. Contudo, a adição de açúcar elimina estes benefícios e aumenta o risco de cáries dentárias. Sobretudo quando bebemos um café com açúcar fora de casa e não escovamos os dentes a seguir.
– Menos inchaço. O açúcar, seja ele qual for, tem efeitos inflamatórios na zona abdominal.
Se pensar que a alternativa ao açúcar são so adoçantes, esqueça. Embora tenham menos calorias, continuam a ser controversos. Depois de anos a afirmar que os adoçantes não alteram os níveis de glicose, o Dr. Eran Elinav, do Centro Nacional Alemão do Cancro, publicou um estudo na prestigiada revista Cell, que não só mostrou que o uso de adoçantes causa alterações nos níveis de açúcar no sangue, como revela que também há alterações na microbiota intestinal.
Além disso, evitar os picos de insulina ajudá-lo-á a evitar os altos e baixos de energia ao longo da manhã e a sentir uma energia sustentada.
Se ainda estiver relutante em habituar-se ao sabor do café, pode sempre utilizar estas ideias para o tornar mais suportável:
– Mude para o café do tipo americano, muito mais diluído do que o expresso e, por conseguinte, com um amargor mais matizado;
– Adicione um pouco de leite ou outras bebidas vegetais;
– Acrescente um pouco de sal. Isto pode parecer uma aberração ou uma piada de mau gosto, mas é comum em culturas de todo o mundo, uma vez que o sal realça naturalmente a doçura do café e mantém os aromas agradáveis;
– Utilize café natural, café ligeiramente moído ou mesmo máquinas de café de pistão. Quanto mais baixa for a temperatura da água e quanto mais grossos forem os grãos, menos tons amargos o café libertará.
Encontre a sua própria fórmula para reduzir a quantidade de açúcar, mas não deixe que ninguém estrague o prazer de uma boa chávena de café pela manhã. Nem mesmo este artigo.
Os benefícios de beber café sem açúcar