Uma das bebidas mais adoradas do mundo, o chá pode ter mais benefícios do que imagina. “Durante milhares de anos, foi uma parte integral, tanto da cultura, como do processo de cura”, revela Jennifer Hanway, nutricionista holística, à revista “O, The Oprah Magazine”.
Dependendo do processo de fermentação, o chá pode ser categorizado em cinco tipos: verde; branco; preto; oolong; e pu-erh. Todos têm origem nas folhas da planta Camellia sinensis.
As catequinas que obtemos ao consumir esta infusão são poderosos antioxidantes e polifenóis, protegendo-nos de doenças crónicas como, por exemplo, obesidade, doenças cardiovasculares ou diabetes tipo 2, e at mesmo de determinados tipos de cancro.
De todos os tipos de chá, é o branco, seguido do verde, que contém maior número de catequinas, devido à presença de epigallocatechin gallate. Esta é considerada uma das substâncias mais eficientes na quimioprevenção, ou seja, na administração de medicamentos, compostos fitoterápicos ou nutrientes como forma de prevenção do cancro. Além disso, estudos demonstraram que também tem benefícios para a saúde do coração e do cérebro.
Os principais benefícios de beber chá
Das propriedades antioxidantes, passando pelos efeitos calmantes, ao reforço do sistema imunitário, cada chávena de chá é um verdadeiro elixir de bem-estar. Eis os principais benefícios:
-
Relaxamento
Sobretudo com chás como o de camomila ou lavanda, que ajudam a dormir. Aliás, no que toca ao sono, vários estudos mostraram que inalar o vapor da planta pode diminuir a frequência cardíaca e a pressão arterial. -
Fortalecimento do sistema imunitário
Quando sentir que pode estar a ficar doente, não hesite em ferver água e deixar repousar chá-verde ou branco, que demonstraram ter efeitos positivos na imunidade. Já o de camomila contém compostos capazes de aumentar a produção de glóbulos brancos, que, por sua vez, combatem vírus, infeções, entre outros. -
Menos inflamação
Neste caso, o chá de pétalas de rosa é particularmente poderoso, contendo vários antioxidantes aliados no antienvelhecimento, por exemplo. -
Redução dos níveis de colesterol.
Num estudo de 2011 publicado na revista científica “The American Journal of Clinical Nutrition”, o consumo de chá-verde provou conseguir reduzir os níveis de colesterol. -
Melhorar o sistema digestivo.
O chá de hortelã é particularmente famoso por este tipo de propriedades, incluindo a redução da sensação de náuseas. -
Mais energia
Alguns tipos de chá, como o preto, não são aconselhados antes dormir, uma vez que podem aumentar os nossos níveis de energia.
Qual a quantidade de chá que devemos consumir?
Depende. Faltam ser realizados mais estudos, tendo em conta que os existentes, até agora, não foram conclusivos no que diz respeito a quantidades ideais, pelo que devemos sempre basear-nos no bom senso.