Os benefícios do chá de tília
São muitas as vantagens associadas à toma da infusão de tília. Melhorar os sintomas de constipação bem como atuar como relaxante muscular são duas das mais conhecidas, mas há mais.
A tília é uma das plantas medicinais mais conhecidas. A parte medicinal, onde se encontra o princípio ativo da planta, é a flor, que é colhida para secar à sombra, com ventilação moderada e o mais rápido possível.
Embora a tília seja originária da Europa, atualmente a planta já pode ser encontrada em todo o planeta.
Benefícios
Assim, a infusão de tília reduz as secreções nasais e alivia a congestão. É um bom expectorante, sendo eficaz também na redução de dores de garganta e na acalmia da tosse.
Aconselha-se ainda a toma da tília para reduzir as dores musculares, devido ao efeito relaxante e antiespasmódico.
Também durante os sintomas pré-menstruais, a infusão é muito eficaz e, por isso, bastante indicada. Por outro lado, a tília tem um efeito diurético aumentando a produção de urina, acelerando, por isso, a eliminação de toxinas.
Preparação
É aconselhável usar cerca de 3 g da flor da tília, em 250 ml de água quente e deixar repousar.
Pode beber-se até quatro xícaras de chá por dia, após as refeições principais e antes de dormir, para evitar ansiedade e insónias.
Riscos da tília
O uso e consumo de Tília é seguro e, na maioria dos casos, não tem contra-indicações. Contudo, são conhecidos casos de pessoas que sofrem de alergia à planta. O uso frequente, ou em excesso, também não é recomendado, já que existem evidências que o ligam a problemas cardiovasculares.
Os benefícios do chá de tília
Os benefícios do chá de tília