Segundo o relatório do Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC, sigla inglesa) revelado na semana passada deu a conhecer números assustadores. O ano de 2022 foi aquele em que se registou o maior número de casos de Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST) desde 2009, com maior casos de gonorreia, sífilis, clamídia e de linfogranuloma venéreo (LGV), entre outras.
Razão mais di que suficiente para dar atenção ao DureXplica, o novo projeto da Durex Portugal em social media, que tem como missão clarificar todas as dúvidas sobre sexo seguro e relações e prevenir as Infeções Sexualmente Transmissiveis (ISTs).
Através de pequenos vídeos, DureXplica dá resposta a todo o tipo de questões, sem tabus e com a ajuda de um leque de personalidades conhecidas do grande público, bem como com reputados profissionais de saúde. Nomes como Tânia Graça e Raquel Vareda, profissionais de saúde, o músico Miguel Cristovinho, Hélder Tavares, Matilde Puim e Luana Santos, entre outros, fazem parte do DureXplica, que pretende divertir e provocar, mas acima de tudo esclarecer e combater preconceitos, mitos e inseguranças relacionados com sexo e relações.
Durexplica, lançado há apenas seis meses, tem sido um sucesso com mais de um milhão de visualizações por vídeo no TikTok e conta com um espaço seguro, seja por comentários ou mensagens privadas, onde qualquer pessoa pode colocar as dúvidas com a segurança de que serão respondidas por especialistas da Associação de Planeamento Familiar (APF).
De acordo com a Brand Manager Durex, Tânia Sequeira, “DureXplica é um projeto disruptivo, que vive num formato preferencial pelo públicojovem. Através das nossas redes sociais, a marca responde e esclarece às dúvidas dos nossos jovens, explicando-as de forma simples e direta e consciencializando para o sexo seguro”.
A educação sexual tem sido uma prioridade no posicionamento da marca Durex ao longo dos anos, contribuindo para um mundo mais seguro e mais informado e para a prevenção das Infeções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O incremento de ISTs em Portugal é o reflexo da diminuição da utilização do preservativo no país, dado que é o único método que previne ISTs. Neste sentido, a marca tem reforçado as suas parcerias com Associações como a APF* e a Abraço na sua missão de prevenção das ISTs em Portugal, contribuindo para rastreios, distribuição de amostras, bem como reforçando a sua comunicação.
A Brand Manager da Durex realça ainda que “segundo os últimos estudos realizados em parceria com a APF, cerca de oito em cada dez dos jovens até aos 25 anos utilizaram preservativo na primeira relação sexual e cerca de metade de forma recorrente. Por isso, numa era em que o digital é a fonte de informação sobre a sexualidade usada pelos jovens, o projeto no TikTok veio para fazer a diferença, num meio relevante para o target, contribuindo para reforçar a educação sexual em Portugal num formato informal e credível, com a participação de profissionais da APF”, assegura.
Saiba mais em:
TikTok: https://www.tiktok.com/@durexportugal
Instagram: https://www.instagram.com/durexportugal/