Quer seja faça de corrida ou de qualquer outro tipo de exercício, é muito provável que já tenha sentido uma dor lateral aguda na barriga a meio da sessão.
Conhecida como “dor de burro”, a dor abdominal transitória relacionada com o exercício (ETAP, na sigla em inglês) tem tanto de distratora quanto de desconfortável. O cardiologista e especialista em medicina desportiva Luiz Gustavo Marin Eme explica ao jornal “Gazeta do Povo” que se trata de um sinal de que “algum órgão no nosso corpo está a responder inadequadamente durante o esforço físico”.
Na maioria das vezes, diminuir a intensidade ou fazer uma pequena pausa deve aliviar o desconforto. Caso contrário, talvez seja necessário procurar um especialista para perceber se não há nenhuma condição subjacente. “Esta é a forma eficaz de evitar que a dor persista e que tenha maiores complicações”, conclui o médico.
O Dr. Eme partilha ainda algumas das causas mais comuns para este problema:
-
Respiração incorreta: ao engolirmos ar durante a inspiração pela boca, podemos causar a distensão das alças intestinais — que provocam o desconforto;
-
Postura inadequada: a desatenção com a postura pode espalhar dor para a parede abdominal, causando as infames pontadas;
-
Alimentação: o consumo excessivo de líquidos, principalmente gasosos, como refrigerantes, pode ser responsável pela dor. Além disso, comidas pesadas podem distender o abdómen e dificultar a absorção de nutrientes — outros responsáveis pelo desconforto. Caso tenha alguma atividade física planeada, dê preferência a uma alimentação leve;
-
Prática inadequada do exercício: realizar a atividade física num ritmo inadequado, muito acima da zona de conforto, pode gerar a contração de órgãos e músculos, ocasionando a dor lateral. O ideal é seguir um programa de treino adequado ao seu preparo físico, respeitando a intensidade que o seu corpo pode suportar. Com uma progressão de esforço planeada, as chances de sentirmos desconfortos diminuem.