O potássio é um mineral que ajuda na saúde cardiovascular, a manter a pressão arterial normalizada, regula os impulsos nervosos que fazem os nossos músculos contraírem (inclusive o coração) e é fundamental para a manutenção dos níveis de fluido dentro das células, sendo que faz uma dupla imbatível com o sódio, que ajuda a manter os níveis normais de fluido fora das células.
As duas únicas formas que temos de obter este mineral essencial é através da suplementação ou de alimentação, e esta última é a melhor opção e a mais saudável, só tem é de variar os alimentos do seu menu de todos os dias. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), para reduzir o risco cardiovascular e de hipertensão, devemos ingerir cerca de 3510mg/dia.
Ter deficiência no aporte de potássio não é comum mas pode ser o caso quando os nossos rins não funcionam devidamente, quando se transpira muito, quando há vómitos ou diarreia recorrentes, ou se recorre a diuréticos e laxantes, ou se sofre de doenças inflamatórias intestinais como a colite ulcerosa ou doença de Crohn.
Onde ir buscar
Veja aqui alguns dos alimentos que devem constar nas suas refeições diárias. Os valores apresentados são em miligramas por cada 100g de alimento.
. Damascos secos 1162mg
. Banana 430mg
. Couve portuguesa 270mg
. Espinafres 470mg
. Leguminosas 400mg
. Tomate 280mg
. Sardinha 410mg
. Abacate 330mg
. Amêndoas 860mg
. Avelãs 800mg
. Quivi 400mg
. Flocos de aveia 350mg
. Batata doce assada 390mg
. Cenoura crua 312mg
. Abóbora 300mg
Segundo dados oficiais da DGS, em Portugal 36% da população apresenta hipertensão arterial (HTA), sendo um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares, que representam as principais causas de mortalidade em Portugal. Se é o seu caso, consulte o mais brevemente possível o seu médico de família e dê uma vista de olhos aqui neste documento da DGS para saber o que pode fazer para diminuir o seu risco