
O açúcar é viciante e presente em muitos alimentos que fazem parte da nossa dieta, por isso é tão importante tomarmos medidas para diminuir o seu consumo. Nem sempre é fácil parar – nem se deve tomar esta atitude de forma repentina – por isso reunimos 10 dicas de diferentes especialistas para conseguir mudar esse hábito e ter uma alimentação mais saudável.
- Leia os rótulos – Há muitos alimentos que contém grandes quantidades de açúcar sem que se aperceba, por isso tenha atenção.
- Adeus ao açúcar branco – por ser refinado, o sangue absorve-o muito rapidamente, o que provoca picos nos níveis de glicose no sangue e insulina.
- Abandone as bebidas açucaradas – refrigerantes e bebidas desportivas, por exemplo, têm de ficar de fora da sua dieta.
- Reorganize os alimentos em casa – tenha uma prateleira para os alimentos com açúcar, para ser mais fácil não os consumir por distração.
- Cozinhe – refeições pré-cozinhadas têm sempre grandes quantidades de açúcar.
- Troque os doces por hidratos de carbono simples – faça das opções integrais os seus snacks diários.
- Atenção nos restaurantes – escolha as opções do menu mais saudáveis.
- Não pare de forma repentina – isso pode levar a sintomas de abstinência e provocar recaídas mais fortes. Dê tempo para o seu corpo se ir ajustando aos poucos.
- Escolha proteínas e gorduras saudáveis – Comer nozes, laticínios, ovos e legumes pode ajudar quem está a tentar diminuir o consumo de açúcar.
- Substitua os açúcares adicionados – Prefira adoçar o café com canela ou junte fruta às suas panquecas em vez de doce, por exemplo.