Estamos a 20 de junho, dia considerado pelos especialistas como o mais saudável do ano por ser aquele em que se dá o solstício de verão. Nenhum outro dia nos permite ter tantas horas de luz solar, o que diminui a escuridão e o recurso à luz elétrica e aos efeitos nocivos das lâmpadas LED e fluorescentes, ricas em luz azul.
Martin Moore-Ede, psiquiatra norte-americano especializado nos efeitos da exposição à luz solar para a saúde mental, revela ao site Phsycology Today os benefícios do início do verão. Diz o especialista que “pessoas expostas à maior quantidade de luz natural e ao ar livre são as mais saudáveis e as que vivem mais”. Conta que estas pessoas têm menor tendência a desenvolverem doenças cardiovasculares e diabetes do que aquelas que passam mais tempo em ambientes fechados.
Em contrapartida, quem fica mais exposto à luz azul de lâmpadas têm maior propensão a ficar doente, pois “os sinais usados pelos nossos relógios circadianos para determinar se é dia ou noite” podem ficar descontrolados. “ O uso de luzes à noite, após o pôr do sol, que emitem esses comprimentos de onda azuis, perturba nossos ritmos circadianos e aumenta os riscos de obesidade, diabetes, doenças cardíacas e cancros endócrinos sensíveis, como o cancro da mama e da próstata”.
O especialista refere que existem outros fatores a ter em conta. Afinal, muita luz solar quente também pode ser prejudicial. A recomendação é de uma a duas horas de luz natural e tempo ao ar livre, sem ser no momento em que o sol está no pico e é mais forte. ”E não precisamos estar sob a luz solar direta – sentar ou caminhar em áreas de sombra” é o suficiente.
Contudo, quem está em Portugal continental não está a usufruir dos efeitos benéficos que este dia poderia trazer. As condições meteorológicas estão marcadas pela nebulosidade, o que corta o efeito da luz solar e traz alguma escuridão até mesmo durante o dia. Um primeiro dia de verão atípico, mas não desespere: a partir de domingo as temperaturas começam a subir e o sol irá brilhar no céu. Será a altura certa para aproveitar o bom tempo, sempre em segurança e com protetor solar aplicado na pele.