Há quem não resista a uma peça de fruta à noite. Uma fatia suculenta de melancia ou morangos frescos pode ser exatamente aquilo de que precisa para satisfazer os desejos por doces antes de ir dormir, para não ceder a tentações maiores (e açucaradas). Mas será que é mesmo assim? Ou estamos a falar de um hábito que pode fazer mal e prejudicar o nosso sono?
Regra geral, comer uma refeição completa poucas horas antes de ir dormir pode interromper os ciclos de sono. Contudo, no que diz respeito a snacks noturnos, é pouco provável que aconteça o mesmo com uma peça de fruta. Especialmente se a outra opção forem alimentos processados. Isto de acordo com a Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos, que alerta para o facto de eles terem um impacto negativo na qualidade do sono por causa dos processos digestivos do corpo, uma vez que podem fazer com que os níveis de energia aumentem e diminuam rapidamente.
Dito isto, a fruta pode ser uma escolha melhor para o nosso corpo e sono. A organização acrescenta que comer uma banana antes de ir dormir fornece potássio, o que pode prevenir cãibras noturnas nas pernas. A inclusão de frutas com alto teor de magnésio como, por exemplo, bananas, damascos ou tâmaras pode ajudar no relaxamento e a dormir melhor. Só deve evitar a fruta à noite se comer porções demasiado grandes ou se esta causar problemas digestivos que atrapalhem o sono.
Siga estas dicas e assegure noites mais tranquilas.