O aumento da prática de desportos náuticos está a gerar também um aumento do chamado “ouvido de surfista”, sendo este um dos principais motivos para as pessoas recorrerem a uma consulta de Otorrinolaringologia.
Embora não haja uma causa específica para este fenómeno, a verdade é que se acredita que o mesmo seja desencadeado pela contínua exposição à água fria e ao vento, que é frequente para quem pratica desportos náuticos, como é o caso do surf, vela, canoagem e triatlo, entre outros.
O “ouvido de surfista” não é nada mais nada menos do que protusões ósseas benignas, que se formam no canal auditivo externo. Segundo especialistas em saúde auditiva, as exostoses são, geralmente, assintomáticas e diagnosticadas em observações otológicas de rotina, sendo importante verificar o grau de estenose, visto que a condição pode levar à surdez.
A Minisom aponta pequenos hábitos que podem ajudar a prevenir esta patologia:
- Uso de proteções auriculares (tampões);
- Secagem dos canais auditivos externos após a permanência na água;
- Uso de gorros em neoprene ou capacetes;
- Consulta no otorrinolaringologista (uma vez por ano).
São apenas pequenos gestos que permitem a prevenção desta patologia que é cada vez mais comum. É no verão que se tem mais contacto com os desportos náuticos e quando se experimentam e iniciam estas novas modalidades, por isso ter estes cuidados logo desde início é fundamental.