Isto é o que normalmente acontece: decidimos que queremos fazer exercício ou que está na altura de seguirmos um novo plano, vamos para um ginásio, pedimos um plano que corresponda aos nossos objetivos e toca de fazer todas as sequências de exercício que nos foram recomendadas. O nosso corpo é apenas avaliado numa perspectiva de, mais tarde, se fazer uma comparação entre o “antes e depois” para se verificar os efeitos do nosso esforço. Nós acreditamos que esta é a forma correta de proceder, mas será que é mesmo? Uma visita à Clinica Érica Vasconcelos, em Oeiras, fez-me começar a ver este processo com outros olhos.
Marco uma consulta de Fisiologia do Exercício e assim que chego ao consultório pergunto a Érica Vasconcelos, diretora clínica e fisiologista, qual o objectivo da consulta. “É analisar o perfil corporal. Fazemos avaliação da postura, onde vemos as assimetrias e como os ossos estão ajustados, uma análise da composição corporal, com percentagem de gordura, massa magra e peso dos ossos e vísceras, e seguimos para a avaliação cardiorespiratória, para saber a aptidão nessa área. Depois, com os dados recolhidos, montamos um plano de exercício pessoal. Pois nem todos os exercícios, por muito benéficos que sejam para a maioria, são aptos para todas as pessoas. Consoante as patologias, há exercícios que possam mesmo ser maléficos”, explica. “Não há como fazer um plano de exercício adequado só a olhar para o corpo e com base nos objetivos pessoais”.
A especialista explica que tem diversos pacientes que, aparentemente, têm um corpo saudável, mas que a análise ao perfil corporal permitiu perceber algumas patologias – especialmente a nível dos ossos – que precisavam de ser cuidadas ou que estavam a piorar devido a exercícios generalizados.
A minha consulta
Damos início à consulta. Começo por dizer alguns dados pessoais necessários e estabelecer o objectivo que tenho para esta sessão – no meu caso é conhecer melhor o meu próprio corpo. De seguida, há uma avaliação à tensão arterial, ao coração e pulmões.
Com uma fita, são tiradas medidas ao meu perímetro corporal: peito, cintura, ancas, pernas e braços. um adipómetro mede o tecido adiposo – que é como quem diz, a gordura -das minhas costas, peito, barriga, braços e pernas.
Partimos então para a avaliação da postura, comigo a seguir as indicações de posições que devia assumir enquanto a especialista me observa e toca em zonas que parecem criar mais preocupação.
Vamos, por fim, para a parte mais dura, a avaliação física. Durante 12 minutos corro numa passadeira à maior velocidade que consigo para que a minha condição cardíaca e respiratória seja avaliada. Estou ofegante, respiro um pouco e bebo água. Agora é a vez de fazer o máximo de abdominais que consigo em 1 minuto enquanto mantenho as penas dobradas e os braços cruzados juntos ao corpo. Termino com 30 segundos de flexões enquanto os joelhos estão apoiados no chão.
Não vou negar, os resultados não mostraram um corpo perfeito nem no seu pico de capacidade atlética. Pelo contrário. Há patologias que não conhecia ao nível da postura que merecem o meu cuidado. A minha função respiratória também tem muito espaço para melhorar, o que não gera surpresa, uma vez que há alguns anos que não pratico qualquer desporto.
O objectivo está cumprido: agora conheço melhor o estado atual do meu corpo e sei que preciso cuidar melhor dele. A vontade é de continuar com os cuidados de Érica Vasconcelos e seguir para o plano de exercícios que é feito com o objetivo de desfazer os males já feitos e obter um máximo rendimento e saúde.
Mais informações:
A dra. Érica Vasconcelos estudou Educação Física em São Paulo, no Brasil, e mais tarde fez uma especialização em Fisiologia. Em Portugal, licenciou-se em Ciências do Desporto na Faculdade da Motricidade Humana, em Lisboa, e depois fez mestrado em Exercício e Saúde.
A Clínica Érica Vasconcelos está localizada na Praceta dos Sete Castelos 7E, em Oeiras, e tem um horário das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira. Além da consulta de Fisiologia do Exercício, a clínica tem ainda as especialidades de Nutrição, Pedicure medicinal e Medicina anti-aging.
Contactos: geral@clinicaev.pt e +351 926 912 202