Nasceu em Miami, mas são os genes cubanos que lhe moldam a beleza latina. A mãe trabalhava como caixa num banco e o pai como distribuidor de carne. Eva Mendes é a mais nova de três irmãos. Foi estudar Marketing, mas acabou por abandonar o curso em nome do sonho maior da representação. A aposta revelou-se certeira. Em 2001, deu nas vistas a fazer de namorada de Denzel Washington em ‘Dia de Treino’ e, depois disso, tem vindo a provar que é mais do que uma cara bonita com um corpo de cortar a respiração.
"Adoro ser mulher e não tenho problemas em expor o meu corpo."
Um segredo de beleza? Bebe litros de água, a sua bebida favorita. Confessa que recorreu à hipnose para tratar o seu medo das aranhas e nos tempos livres nada lhe agrada mais do que convidar os amigos para jantar lá em casa. Para se manter em forma, a actriz anda de bicicleta, esquia e faz escalada.
Por estes dias podemos vê-la em acção no grande ecrã em ‘The Spirit’, uma adaptação da banda desenhada cheia de efeitos especiais, e também em ‘As Mulheres’, onde contracena com uma mão-cheia de actrizes de créditos firmados, como Meg Ryan, Annette Bening e Bette Midler num remake da comédia realizada por George Cukor, em 1939. Um registo bem diferente dos filmes em que faz de cara bonita ao lado do herói da fita e que já lhe valeu o comentário bem-humorado: "Sempre que mostro o rabo o actor com quem contraceno é nomeado para algum prémio."
‘Usar sempre sempre roupa interior sexy faz-nos mais felizes.’
A sensualidade está sempre presente nas campanhas publicitárias que protagoniza. A mais recente é a do perfume Secret Obsession, de Calvin Kein, uma fragrância que combina frutas, flores exóticas e uma assinatura suave de madeira para um aroma provocador e viciante, bem a condizer com Eva Mendes.