MENOS 3 QUILOS
Destinatárias: Aquelas de nós que ganharam aqueles três quilinhos extra no Inverno e se querem ver livros deles rapidamente.
Contra-indicações: Não pode ser realizada por pessoas com problemas renais ou com distúrbios alimentares.
Duração: 4 semanas.
Princípio: Apresentado pelo médico francês Gilbert Boubill, esta dieta baseia-se no facto das proteínas serem os nutrientes capazes de acelerar o nosso metabolismo e, assim, promover a ‘queima’ de gordura, sem comprometer a perda de massa muscular.
O que comer: Na primeira semana, deve consumir apenas alimentos ricos em proteínas, essencialmente peixe e frutos do mar, carnes magras e ovos. Na segunda semana introduz as saladas verdes, endívias e tomate. Na terceira, todos os outros legumes, a fruta – duas peças por dia – e os produtos lácteos. Por fim, na derradeira semana, adiciona ao seu regime diário 50g de pão, 10g de manteiga, 30g de queijo, regressando à quantidade normal de proteínas diárias: 150g de carne ou 200g de peixe ou dois ovos.
Essencial: Beber muitos líquidos, seja sob a forma de água, chás ou tisanas para ‘purificar’ o sangue, eliminar a ureia e acelerar o processo. E seguir fielmente este programa.
Para manter os resultados: Pode permitir-se cometer um deslize de vez em quando (um chocolate, uma fatia de bolo…), mas deve remediá-lo no dia seguinte; se ganhar um quilo, regresse a este regime durante alguns dias; consuma sempre pelo menos 100 gramas de proteínas ao almoço e ao jantar.
MENOS 6 QUILOS
com o regime de baixo índice glicémico
Destinatários: Mulheres que ganharam seis quilos ‘extraordinariamente’ e que se querem ver livres deles de forma permanente.
Contra-indicações: Nenhumas.
Duração: 12 semanas
Princípio: De acordo com esta dieta, devem ser privilegiados os alimentos com baixo índice glicémico (IG), ou seja, igual ou inferior a 55% de glicose (ver caixa), que são absorvidos mais devagar pelo organismo. Segundo o especialista em endocrinologia e diabetes, o médico Gérard Slama, da Universidade de Paris, estes alimentos, ao não aumentarem a quantidade de açúcar no sangue de forma brusca, diminuem a segregação de insulina, a hormona responsável pela sensação de fome e pelo acumular de gordura nas células. Como são assimilados de forma lenta pelo nosso organismo, também contribuem para a sensação de saciedade e para a eliminação de gorduras.
O que comer: Cereais completos (muesli, aveia, arroz basmati), legumes secos (lentilhas, feijão branco, favas), quinoa ou pão de cereais completos. Está autorizada a comer duas peças de fruta por dia, assim como cinco legumes e produtos lácteos magros. Regularmente, consuma peixe, carnes magras, (alimentos com menos gordura saturada, associada a doenças cardiovasculares e a alguns tipos de cancro), ovos e frutos secos como nozes e amêndoas. Interdito é ingerir gorduras animais (com excepção do peixe) e hidrogenadas, caso dos biscoitos e bolachas industriais, sem esquecer, claro, os alimentos muito açucarados.
Essencial: Escolha produtos o menos refinado possível (quanto menor o grau de transformação, menor o IG), opte por alimentos ricos em fibras e coza os legumes al dente, para não alterar o IG.
Para manter os resultados: Faça exercício físico regulamente (o ideal é, pelo menos, três vezes por semana); reduza por sistema os produtos ricos em açúcar refinado (bolachas, biscoitos, snacks).
MENOS 9 QUILOS
com uma alimentação racional
Destinatários: Quem deseja recuperar a linha, de forma gradual, estável e com resultados duradouros.
Contra-indicações: nenhumas.
Duração: 12 semanas.
Princípio: A palavra-chave é equilíbrio. Neste caso, não há pesadas restrições, privilegiando-se uma alimentação regrada, em que estão presentes alimentos de todos os grupos alimentares.
O que comer:
*Pequeno-almoço: fruta e lacticínios (iogurte natural ou com bifidus e 100g de fiambre magro).
*Almoço: 150 a 200g de carne magra, peixes, ovos ou presunto: 200g de legumes temperados com uma colher de azeite.
Jantar: 200g de batatas ou 7 a 8 colheres de arroz ou lentilhas, juntamente com legumes (a mesma ou uma quantidade superior), cruz ou cozidos. Se quiser complete com 100g de carne ou peixe. Para a sobremesa, fruta (facultativo)
Essencial: Não salte refeições e complete com exercício físico.
Para manter o resultado: Acabe com as batatas fritas (aliás, com os fritos em geral) e substitua-as por batatas cozidas ou arroz ou esparguete; use o azeite como forma privilegiada de tempero; come sempre legumes ao almoço e ao jantar; evite as carnes gordas e produtos açucarados.
Clique para subscrever a NEWSLETTER ACTIVA.pt!