Aos 60
Que exames fazer?
Colonoscopia, vacinas contra o pneumococo e a gripe, radiografia do tórax.
A que médico ir?
Clínico geral, oftalmologista, pneumologista.
Nesta idade é indispensável um exame exaustivo à visão, de dois em dois anos, para detectar problemas graves e assintomáticos que podem causar cegueira, como o glaucoma. Se tem antecedentes familiares, diabetes, doenças cardiovasculares e/ou miopia, o seu risco de contrair esta doença é maior, e como não há sintomas de aviso, o rastreio é fundamental. As cataratas são outra doença ocular que pode surgir nesta década, devido à degradação do cristalino do olho. Os sintomas mais comuns são visão turva e baça e o encadeamento pela luz. A cirurgia é o tratamento mais indicado, mas já se sabe que o melhor é prevenir para poder manter a visão em óptimo estado nos próximos anos. Isto é ainda mais importante se tem antecedentes familiares de diabetes, hipertensão ou problemas de tiróide.
Consulte um otorrino para verificar se tem perda de audição e corrigir o problema: por vezes, as alterações auditivas são imperceptíveis até ser demasiado tarde para as resolver.
Nesta fase da vida o combate às doenças é mais complicado, pelo que a palavra–chave é mesmo prevenir: as vacinas ajudam o sistema imunitário a ganhar defesas contra os vírus. Tétano, gripe sazonal e pneumonia são as que deve ter em dia.
Vigie os níveis de tensão arterial e faça análises regulares ao sangue para verificar níveis de colesterol e glicemia, essenciais no rastreio de doenças cardiovasculares e diabetes.
O ginecologista deve ser uma visita anual, para realizar a citologia, exame de rastreio do vírus do papiloma humano, que pode dar origem ao cancro do colo do útero, e fazer o rastreio de outros cancros, como o do endométrio. Deve também fazer uma mamografia anualmente para detectar um eventual cancro da mama o mais precocemente possível, e uma colonoscopia.
Se tem perdas de memória e estados de confusão, pode fazer um despiste da demência que permite detectar, por exemplo, o Alzheimer.
E para prevenir:
• Mantenha-se activa, a nível físico e mental. Exercite a memória e seja curiosa e interessada em relação ao mundo que a rodeia, para contrariar a perda de faculdades intelectuais associada à velhice. Mantenha uma actividade física diária, com exercícios aeróbicos, de musculação e de alongamento: eles são o segredo para evitar
a perda de massa muscular e óssea, manter as articulações em bom estado e continuar a ter energia.
• Alimente-se adequadamente, sem esquecer legumes e proteínas magras, e tome suplementos indicados para manter o bom funcionamento cerebral, como o ácido fólico, ferro, vitaminas do complexo B, sobretudo a B12, e ácidos gordos essenciais ,
O CHECK UP CERTO PARA CADA IDADE: AOS 20
O CHECK UP CERTO PARA CADA IDADE: AOS 30
O CHECK UP CERTO PARA CADA IDADE: AOS 40