Ponha em prática os nossos conselhos e diminua a sensação de cansaço comum aos últimos meses de gravidez.
*DURMA BEM. Tem vontade constante de urinar, a barriga pesa-lhe e, nas últimas semanas, até respirar parece mais difícil, pois o seu útero ocupa cada vez mais espaço e comprime a bexiga. Mas uma boa noite de sossego é meio caminho andado para uma gravidez tranquila. Para isso, encontre uma posição confortável: desde as primeiras semanas, habitue-se a dormir de lado com os joelhos ligeiramente dobrados. Ajuda bastante se colocar uma almofada debaixo da barriga, para servir como suporte, e outra entre as pernas.
*FAÇA INTERVALOS REGULARES. Isso aplica-se principalmente durante a jornada de trabalho. Não passe oito horas diárias sentada. Descansar durante e a gravidez é também, e por muito paradoxal que isso possa parecer, levantar-se e dar uma voltinha de vez em quando, de preferência de três em três horas, de modo a evitar a retenção de líquidos nos pés e nas pernas, a redução do fluxo sanguíneo para o bebé ou ainda a tensão muscular nas costas e nos ombros.
*REORGANIZE O SEU DIA. Durante esta fase, os seus níveis de energia variam muito ao longo do dia; há grávidas que se sentem mais activas durante a manhã, outras à tarde. Avalie qual é o seu caso e marque as actividades que implicam maior esforço para esse período, para descansar quando o seu corpo lhe pede.
*MANTENHA AS PERNAS ELEVADAS. Quer quando está sentada à secretária (pode arranjar um pequeno caixote que lhes sirva de apoio), como no sofá, a ver televisão. Desta forma, ajuda o sangue a circular. Use também uma pequena almofada e coloque-a nas costas, na zona lombar.
*NADA DE SALTOS ALTOS. Esta não é a fase para colocar o visual à frente do seu conforto. O calçado é fundamental e deve ser confortável, para não implicar um esforço extra ao seu corpo (já basta a barriga!)
*NÃO SALTE REFEIÇÕES. Mantenha um horário regular, coma várias vezes ao dia e tenha sempre junto a si uma garrafa de água para evitar a desidratação…. Umas bolachas, fruta!
*TIRE UMA SESTA. Mesmo que não esteja nos seus hábitos diários, nesta fase é uma maneira de, em pouco tempo, carregar as suas pilhas. Faça-o durante a hora de almoço – se puder, vá a casa ou mesmo dentro do carro – ou antes de jantar. Não se iniba: aprenda a seguir as indicações do seu corpo.