CÁLCIO
Para que serve: Mantém ossos e dentes saudáveis.Tem um papel importante no metabolismo celular, coagulação do sangue e resistência muscular.
A dose diária 900mg: Equivale a uma lata de sardinhas, um iogurte, uma laranja, meia toranja, 30g de queijo, uma batata-doce.
IODO
Para que serve: Fundamental na manutenção da tiróide, é ainda antibacteriano e antifúngico.
A dose diária 150µg (micrograma): Equivale a um punhado de camarões, 100g de feijão-verde, alguns rabanetes, um dente de alho.
Pode completar com chocolate, leite, iogurte.
SELÉNIO
Para que serve: É um antioxidante que actua como a vitamina E e protege as membranas das células.
A dose diária 50µg: Equivale a quatro ostras, 100g de arroz branco, 100g de bolachas integrais, 30g de queijo de cabra, 50g de amêndoas.
FERRO
Para que serve: O ferro ajuda o organismo a fazer a gestão do oxigénio, desde os pulmões ao resto do corpo. Quem faz muito exercício pode facilmente entrar em carência.
A dose diária: 16mg: O ferro ‘animal’ é mais bem absorvido que o ferro do pão integral. Coma ovos, carne, lentilhas e gérmen de trigo.
VITAMINA C
Para que serve:É um antioxidante natural, protegendo o sistema imunitário e favorecendo a renovação celular. Atenção que, se for fumadora, precisa de mais 60g, em média mais uma laranja.
A dose diária 110mg: Citrinos e vegetais verdes: agriões, meia toranja, meio limão, meia laranja e um punhado de framboesas fazem a festa.