Gastar dinheiro numa experiencia de férias de luxo, uma vez na vida, não a fará necessariamente feliz, de acordo com os resultados de um estudo recente.
“Quando as pessoas compram experiências de vida para impressionar terceiros, diminui a sensação de bem-estar após a compra. É que ao comprar para impressionar terceiros não estamos a proceder à satisfação das nossas necessidades psicológicas” revela o professor Ryan Howell, de San Francisco State University, que liderou o estudo.
Após o levantamento de testemunhos de 241 participantes, os investigadores, descobriram que as pessoas ao optarem por comprar experiências de acordo com os seus desejos, interesses e valores relatavam uma maior satisfação e bem-estar. Eram também menos propensos a sentir-se solitários e apresentavam uma maior vitalidade.
No entanto, os participantes que escolheram comprar experiências de vida para ganhar o reconhecimento de terceiros relatavam que se sentiam insatisfeitos e menos conectados com os outros.
“Aqui a maior questão que nos temos de perguntar a nós próprios é o porquê de estarmos a comprar algo” disse Howell.
Este estudo foi publicado no Jornal of Hapiness Studies.