As mulheres que enfrentam a menopausa antes dos 46 anos apresentam duas vezes mais probabilidades de sofrer um ataque cardíaco ou derrames cardiovasculares do que aquelas que passam por esta mudança mais tarde na vida, concluiu um estudo da Universidade de Alabama, em Birmingham.
Este estudo analisou 2.509 mulheres, incluindo 331 chinesas, 641 mulheres negras e 550 mulheres hispânicas. Nenhuma delas tinha qualquer tipo de doença vascular no início do estudo. Os investigadores acompanharam este grupo durante cinco anos.
Cerca de 700 (28%) entraram em menopausa precoce, ou seja, antes dos 46, sendo que, a média de idade considerada ‘normal’ é aos 51.
Os cientistas descobriram que, de entre essas 700, 23 sofreram um ataque cardíaco ou morreram de doenças cardíacas, de acordo com resultados publicados na revista Menopause. Isso traduz-se em 3,3 por cento das mulheres no grupo de menopausa precoce contra 1,5 por cento no outro grupo de mulheres.
Da mesma forma, 18 mulheres , ou seja, 2,6 por cento do grupo de menopausa precoce teve um derrame durante o estudo, em comparação com 19 (um por cento) daquelas que atingiram a menopausa mais tarde.
No entanto, não está claro que a menopausa precoce possa estar ligada a doenças cardiovasculares.. “Pode ser uma associação genética, em que os genes que estão relacionados com a função ovariana também podem estar associados com doença cardiovascular”, revelou a autora do estudo, Melissa Wellon.