![77295412.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2019/09/108143077295412.jpg)
Drenantes
Pernas pesadas
Assim que a temperatura sobe, é certinho que quem tenha tendência para má circulação vai ver o problema agravado. As veias dilatam-se com o calor e pulsam o sangue de forma menos eficaz, fazendo com que este fique acumulado no fundo das pernas, assim como a água, que fica retida nos tecidos circundantes. Resultado: aparência inchada e sensação de cansaço nas pernas.
Importante: antes de iniciar qualquer terapia aconselhe-se com um especialista em plantas e com o seu médico.
Videira vermelha
Esta planta (vitis vinifera) contém flavonoides e taninos, com propriedades antioxidantes, que melhoram a tonicidade das paredes venosas e contribuem para fortalecer a flexibilidade e resistência dos vasos capilares.
Como usar: em comprimidos com o extrato (300mg, 3xdia) ou em chá (40g de folhas secas por 1l de água), uma chávena 2 a 4 vezes por dia.
Limão
O óleo essencial de limão (citrus limon) ativa a circulação periférica e tem efeitos benéficos na circulação linfática.
Como usar: sob a forma de óleo essencial, diluído num óleo neutro (nunca puro sobre a pele), em massagens circulares, no sentido ascendente. Aplique apenas à noite, já que é fotossensibilizante e pode manchar a pele.
Hortelã-pimenta
O mentol presente nesta planta (mentha piperita) tem um efeito altamente refrescante sobre a pele e ativa a circulação sanguínea.
Como usar: basta juntar algumas gotas de óleo essencial ao seu creme hidratante habitual.
Castanha-da-índia
O castanheiro-da-índia (aesculus hippocastanum), originário da Ásia Menor, é cultivado em Portugal como árvore ornamental e pode ser visto em vários jardins de Lisboa. Os princípios ativos fazem dele um bom tónico circulatório, anti-inflamatório e vasoconstritor, contribuindo para a melhoria da circulação venosa e fortalecimento do tónus das veias, e diminuindo a fragilidade capilar e o inchaço das pernas.
Como usar: em comprimidos de extrato da castanha (300mg 3xdia) ou chá (cozimento dos ramos novos: 15 a 20g por litro de água; beber duas chávenas por dia, fora das refeições.
Gilbardeira
As raízes da gilbardeira (ruscus aculeatus) são usadas no tratamento de hemorroidas e varizes. Melhora significativamente a circulação venosa e fortalece as paredes capilares, tendo uma ação tónica sobre as veias.
Como usar: chá das raízes (1 ou 2 chav/dia) ou em cápsulas (10mg/dia), à venda em lojas de produtos naturais.
dez.