Um simples teste com vinagre já evitou a morte de cerca de 35 mil mulheres indianas, que fizeram parte de um estudo que envolveu 150 mil no total.
Especialistas afirmaram que o resultado do teste é surpreendente! É um teste rápido e barato que pode salvar dezenas de milhares de vidas em todos os países em vias de desenvolvimento. O teste permite identificar sinais precoces de cancro do colo do útero, o que permite iniciar o tratamento antes que seja tarde demais.
Este teste consiste em ‘pincelar’ o colo do útero com vinagre diluído, o que faz com que as células ‘anormais’ mudem rapidamente de cor, facto que pode ser observado recorrendo a uma luz intensa.
O Dr.Ted Trimble, do Instituto Nacional do Cancro, nos Estados Unidos, é o principal patrocinador do estudo feito a este teste e afirma ‘É incrível! É notável. É um resultado muito emocionante.’.
Usha Devi, uma das mulheres que foi voluntária na investigação, afirma que o teste lhe salvou a vida! ‘Muitas mulheres se recusaram a fazer os exames. Algumas delas morreram com cancro. Agora sinto que todas as mulheres deveriam fazer o teste. Estou viva por causa dele’.
O teste Papanicolau é uma arma eficaz na deteção precoce do cancro do colo do útero (diminuiu em 81% os casos de morte por esta doença nos países desenvolvidos), mas os países mais pobres não podem pagar esses instrumentos de diagnóstico. Assim, este teste – que não é muito caro e pode ser feito por pessoas locais com apenas duas semanas de formação, sem ser necessário equipamento de laboratório -, é uma solução para os países com falta de dinheiro!
Segundo o Dr. Surendra Shastri, do Hospital de Mumbai, as mulheres na Índia não têm dinheiro para os testes de diagnóstico, por isso o recurso encontrado foi este teste de vinagre.
Mas nem tudo é fácil. Ainda que seja um processo rápido de prevenção do cancro, é difícil de ser ‘vendido’ em países profundamente conservadores, onde as mulheres precisam da autorização dos maridos, pais ou outros para decisões até de rotina. Para o efeito, foram enviados assistentes sociais para os bairros mais pobres, de maneira a ‘conquistar’ as pessoas.
Segundo o estudo, este teste diminuiu a taxa de morte por cancro no colo do útero em 31%, e pode evitar 22 mil mortes na Índia, bem como 72.600 em todo o mundo.