A campanha ‘Veias Saudáveis?’ da Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular, que tem como objetivo promover o diagnóstico e tratamento precoce da doença venosa crónica, já arrancou para a segunda fase.
De forma a alertar a população, a campanha vai estar presente em todas as instituições dos Cuidados de Saúde Primários em Portugal Continental e Ilhas até setembro.
Nas unidades, já estão disponíveis testes rápidos de avaliação de sintomas e sinais caraterísticos da doença que, posteriormente, serão entregues ao médico de família para conhecer os resultados e também aconselhar o utente da melhor forma possível.
Este projeto conta com o envolvimento de médicos especialistas em Angiologia e Cirurgia Vascular.
‘Voltamos a trazer esta campanha aos Cuidados de Saúde Primários porque estamos perante uma doença crónica e evolutiva. Neste momento, estima-se que cerca de 2 milhões de mulheres portuguesas, com mais de 30 anos, sofram de Doença Venosa Crónica e que grande parte da população portuguesa ainda desconheça os principais sintomas e sinais subjacentes à doença, desvalorizando as suas consequências e encarando-a unicamente do ponto de vista estético’, revelou Daniel Brandão, secretário-geral da Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular.
Se não quer fazer parte das estatísticas aproveite a iniciativa da campanha ‘Veias Saudáveis?’ e faça os testes.