Há cada vez mais portugueses a dormir menos de 8h seguidas e isso está a fazer com que a sua saúde se deteriore a passos largos: aumenta o risco de hipertensão arterial e de problemas cardiovasculares, dá origem a obesidade, insónia, depressão e pode causar morte precoce (não se esqueça que muitos dos acidentes rodoviários que acontecem diariamente nas nossas estradas são provocados por pessoas que andam cansadas porque não dormem o suficiente).
Se esse não é o seu caso, se cumpre à risca as recomendações dos especialistas do sono – ir para a cama cedo, não ver televisão até tarde, ter horários rígidos para dormir, não comer muito ao jantar –, se teve a preocupação de escolher um bom colchão, lençóis fofos e macios, uma almofada ergonómica e ainda assim acorda com a sensação de que não descansou nada, ou, pior, com dores, isso poderá ter a ver com a posição em que costuma dormir.
É verdade, a posição em que descansamos à noite pode agravar alguns problemas de saúde, como dores nas costas ou no pescoço, refluxo gastroesofágico e até dar origem ao aparecimento de rugas prematuras. Veja qual é a mais indicada para si.
Beleza
|Diga-nos como dorme… e nós dizemos-lhe qual a melhor posição para si
Tudo o que precisa de saber para ter uma noite descansada.