145244352.jpg

A saúde da mulher exige cuidados específicos que convém não negligencia por muito que já tenha ouvido falar neles. Prepare-se para ficar a conhecer as melhores dicas de saúde e tirar proveito do seu corpo.

Preste atenção ao peso

Se é verdade que existem mulheres que se podem dar ao luxo de comer de tudo sem ganhar um grama, outras há (a grande maioria) que têm de ter um cuidado extremo na hora de cometer alguma ousadia alimentar. O valor energético que cada um de nós precisa varia de pessoa para pessoa e depende de um facto muito simples: se ingere mais calorias do que gasta, a energia extra vai transformar-se em gordura.



Tenha em atenção o tipo de actividade que tem durante o dia:

. Se possui um trabalho desgastante do ponto de vista físico, então é natural que o número de calorias ingeridas seja facilmente absorvido (250 a 350 calorias por hora).

. Caso a sua actividade que exija pouco esforço, ela pode levá-la consumir entre 110 a 160 calorias por hora.

. Se a sua profissão é mais sedentária, então essas calorias não serão tão facilmente absorvidas pelo organismo e serão transformadas em gordura.

E sabia que o temperamento também influi na queima de calorias? Em princípio, uma pessoa calma gasta menos calorias que uma mais nervosa.


Coma correctamente

Uma mulher adulta saudável deverá ingerir entre 2000 e 2500 calorias diárias, sendo que se utilizar mais energias do que aquelas que ingere, conseguirá perder peso. Se, pelo contrário, consumir mais calorias do que aquelas que queima, ganhará peso. Por cada 3500 calorias a mais que ingerimos, ganhamos meio quilo. Tente seguir alimentação rica e diversificada, reduzindo a frequência com que come carne vermelha, dando preferências às brancas. Grelhe, asse ou estufe os alimentos em vez de os fritar ou cozinhar em gordura. Opte por queijos magros e lacticínios desnatados, coma várias refeições pequenas em vez de duas principais por dia, evite os alimentos ricos em sal ou de elevado teor calórico e coma mais fruta e legumes frescos, assim como pão e cereais integrais diariamente.

Aposte no poder dos fitoquímicos

Fito…quê? Pois é, o nome ainda não é muito comum no vocabulário corrente, mas convém fixar. Os fitoquímicos são compostos bioactivos existentes nas plantas que, apesar de não serem classificados como nutrientes, apresentam funções que podem agir como defesa contra doenças graves – especialmente em casos de cancro e doenças cardiovasculares. Estão presentes em diversos alimentos, como os frutos silvestres (em especial os mirtilos, framboesas e morangos) ou o tomate, e têm propriedades antioxidantes e anticancerígenas.


Consuma estes alimentos de forma regular. Pode, por exemplo, substituir o café pela ingestão regular de chá verde; comer, de preferência, brócolos, couve-flor e couve-de-bruxelas; utilizar molho de tomate caseiro para acompanhar pratos de peixe ou carne e acrescentar ao pequeno-almoço, framboesas, mirtilos, morangos e amoras naturais.

Reduza nos petiscos

Certamente já se apercebeu de como a comida, para além de uma necessidade, pode acabar por ser um vício. Muitas vezes comemos sem quase dar por isso (quantas vezes olhou para o pacote de bolachas que está em cima da sua secretária e ele já vai a meio e você nem deu conta que comer aquelas bolachas todas?) por impulso ou puro prazer. E é por isso que se torna tão difícil deixar o vício de petiscar entre refeições. Para evitá-lo, livre-se das bolachinhas que guarda no local de trabalho (uma opção é levar apenas um pacotinho) e não vá às compras de barriga vazia, pois o resultado será comprar todo o tipo de produtos hipercalóricos. Escolha pelo menos quatro tipos de frutas e legumes e resista a levar mais do que três embalagens de refeições pré-preparadas. Esta técnica simples garantirá a sua força de vontade de comprar alimentos saudáveis na hora de ir ao supermercado, evitará que compre por impulso e desgrace completamente todos os esforços anteriores.

Durma oito horas

Se à partida já sabe quantas horas de sono são recomendadas, porque é que insiste em deitar-se cada vez mais tarde? Durante o sono, o nosso ritmo cardíaco abranda, a temperatura do corpo entra num estado de semi-hibernação e a respiração torna-se mais lenta. É também durante a noite que a pele oxigena os tecidos, garantindo a sua regeneração. É por isso de extrema importância que durma bem e consiga repousar o suficiente. Quando teve um repouso o necessário, o nosso corpo reage de forma positiva, assim como a nossa mente cumpre as suas funções intelectuais com eficiência. É verdade que, à medida que envelhecemos, o nosso organismo necessita de menos horas de sono, mas isso não serve de desculpa para não usufruir de todos os benefícios que o prazer de dormir proporciona. Se a sua máxima é ‘dormir é desperdiçar tempo’, não sabe o mal que está a fazer ao seu corpo.



Cuidado com o Sol

Os raios solares fazem as delícias de muitos, mas ele pode ser tão prejudicial quanto reparador. Em pleno Inverno, pode parecer menos agressivo e sinónimo de conforto em dias frios, mas a exposição prolongada da pele nunca deve ser negligenciada. Para além de um importante factor de envelhecimento, uma exposição prolongada ou excessiva, pode originar cancro da pele.

Escolha cremes hidratantes com factor de protecção no mínimo SPF 10 (abaixo disso, não ficará convenientemente protegida) e se for de férias para estâncias de esqui, lembre-se que o Sol é mais forte a altas altitudes. O uso de um bom protector solar com factor acima dos 15 é obrigatório e evite expor-se nas horas em que sinta o Sol mais quente, mesmo que o corpo lhe peça.


Modere no álcool

Um copo de vinho por dia à refeição traz benefícios ao organismo, mas acima disso já pode tornar-se prejudicial. Apesar de haver uma componente social muito forte associada ao álcool (não é por acaso que os bares estão sempre cheios de pessoas com copos na mão), a verdade é que as bebidas alcoólicas ingeridas de forma excessiva, regular e durante muito tempo prejudicam, e muito, o organismo e provocam problemas de saúde que vão desde problemas de fígado, coração, como aumentam a probabilidade de cancro da boca, laringe, faringe e esófago. Beber em excesso actua ao nível do sistema nervoso central e funciona como depressor das células nervosas, dando origem a perturbações psicológicas como depressão, ansiedade, perdas de memória e diminuindo o rendimento intelectual.


E o álcool faz ainda pior às mulheres, sabia disso? É que o organismo feminino não assimila a bebida da mesma maneira que o masculino, pois possui um número inferior de enzimas no estômago, enzimas essas que decompõem o álcool. Por isso, nada de andar a beber à disputa com os seus amigos e colegas, porque só você é que sai a perder.


Trate bem dos olhos

Os olhos são o espelho da alma e não é por acaso. Expostos a todo o tipo de agressões externas, como vento, poeiras, calor e frio, os olhos ressentem-se e adoptam mecanismos de defesa, como é, por exemplo, o lacrimejar. Fique a saber que as lágrimas têm como principal função a limpeza e lubrificação do globo ocular.


Quando estão cansados ou irritados, evite esfregar pois as mãos contêm bactérias que podem agravar a situação. Nesses casos, o ideal é aplicar umas compressas de água fervida para proporcionar alívio (espere que a água fique morna, claro).

Muitas vezes, as irritações oculares ocorrem devido ao uso de maquilhagem. O pó de uma sombra, ou o contacto directo de um eyeliner, pode deixar corpos estranhos dentro do olho. Evite partilhar a sua maquilhagem com outras pessoas, porque são a forma mais fácil de espalhar focos infecciosos e desconfie sempre das demonstrações gratuitas nas lojas. Em caso de cansaço da vista por exposição prolongada ao computador, faça intervalos regulares, feche os olhos e conte até 60, ou fixe um objecto distante durante um curto período de tempo, isto ajuda a relaxar.

Valorize o seu sorriso

Um sorriso bonito e bem cuidado funciona como uma imagem de marca e a melhor forma para o conseguir passa por uma correcta higiene oral e pela visita regular ao dentista de seis em seis meses. Tanto o cálcio como a vitamina D são essenciais à saúde dos seus dentes e pode reforçá-los ingerindo alimentos onde ela esteja presente, como alguns tipo de peixe – a cavala, o arenque, a sardinha e o atum – mas também gema de ovo ou fígado. Se fuma, lembre-se que o tabaco é um acelerador de cáries, destruidor da flora bacteriana natural, deixando um hálito desagradável e manchando os dentes, além de provocar cancro dos pulmões, boca e faringe. Habitue-se a ter um ‘kit’ dentário sempre consigo. Escova, pasta e fio dental são obrigatórios sempre que comer.


Proteja as suas mãos

O frio pode ser um dos piores inimigos das suas mãos por isso é fundamental que as mantenha bem hidratadas. Elas são uma das partes do corpo mais afastadas do coração e por isso mais dificilmente irrigadas pela circulação sanguínea que é mais lenta nesta zona. Consequência? Como não recebem os ‘nutrientes’ devidos, gretam com facilidade e a pele estala, apresentando um aspecto feio e pouco cuidado. E, à semelhança dos dentes, também as mãos revelam muito de si, por isso não as descure. Fundamental: andar com um creme hidratante de mãos sempre por perto. As embalagens são geralmente pequenas e fáceis de transportar dentro da sua bolsa, e a qualquer momento…zás! Hidratação para que te quero!


Para além do frio, também a exposição prolongada das mãos à água provoca uma desidratação profunda da pele, unhas e cutículas, tornando-as facilmente quebradiças. Utilize luvas de borracha sempre que lavar a loiça, mas não prolongue o seu uso por mais de dez minutos, pois a transpiração da pele ao contacto com a borracha pode provocar fungos e comichões. Um truque para as manter bonitas: use umas luvas de algodão finas impregnadas de creme à noite quando for dormir.


Aumente o seu desejo sexual

‘Dói-me a cabeça…’ Esta tão conhecida frase não se tornou famosa por puro mito. A verdade é que existem muitas mulheres que a utilizam como desculpa para a sua falta de desejo sexual, mas o uso recorrente à expressão não augura coisa boa. As mulheres são propensas, em várias fases da vida, a sentirem inibição e até mesmo desinteresse sexual e isso pode ocorrer por diversos factores: stresse, cansaço, depressão, ansiedade, conflitos e o consumo excessivo de álcool ou medicamentos.


O tema é delicado, mas tente explicá-lo ao seu companheiro. Muitas vezes, a falta de atenção, diálogo ou de carinho é a causa principal para a falta de desejo. Se conversar com ele e resolverem disputas e mágoas antigas, isso pode ser suficiente para que o romantismo invada de novo o casal. Se for mais grave e achar que precisa de ajuda profissional, sempre pode recorrer a um terapeuta familiar. Os desabafos, com ou sem apoio profissional, são sempre catárticos e as pessoas, depois de o fazerem, sentem-se sempre mais ‘leves’. Uma relação onde se fala de tudo, respeitando a sensibilidade do outro, só pode dar certo.

Caso o desinteresse sexual tenha origem fisiológica, aí é melhor falar com um médico especialista.

Se o seu mal é falta de tempo para namorar, isso também se arranja: convoque amigos, tios, irmãos, pais para ir passear com os miúdos ao cinema, ao jardim zoológico, passar a noite lá em casa… e vocês? Vão namorar, claro!


Conselhos de ouro

Faça o auto-exame do peito pelo menos uma vez por mês. Não custa nada e pode evitar situações desagradáveis de futuro, além de permitir identificar pequenos nódulos, quistos ou até mesmo tumores, que se podem transformar em algo mais grave.


‘É só um comprimido’… A auto-medicação não deve ser uma prática corrente. Uma aspirina ou analgésico todos tomamos esporadicamente, mas sempre que os sintomas persistirem, uma ida ao médico ou o conselho de um farmacêutico são fundamentais.

Usar preservativo. É a eterna mensagem repetida até à exaustão, mas o uso do preservativo, mesmo para quem tem parceiro fixo e estável, deverá ser um hábito corrente e não apenas uma alternativa quando se esquecer de tomar a pílula. Ele é muito mais do que uma simples forma de evitar uma gravidez indesejada, protege-a de infecções sexualmente transmissíveis como Herpes, por exemplo… para já não falar de sida.

Parar com o stresse. Porque assim envelhece mais depressa, fica mais tensa, com maiores probabilidades de contrair doenças cardiovasculares e do foro neurológico. Tente criar uma rotina no final do dia para ‘destressar’: respire fundo, oiça música que gosta, tente relaxar por breves minutos, ou ria com prazer sempre que sinta vontade. O riso continua a ser o melhor antídoto para depressões e afins.

Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

O hábito que pode valer-lhe mais 5 a 10 anos de vida

O hábito que pode valer-lhe mais 5 a 10 anos de vida

JL 1413

JL 1413

Celebrar o Natal com magia e elegância

Celebrar o Natal com magia e elegância

15 candeeiros de teto que são verdadeiras esculturas de luz

15 candeeiros de teto que são verdadeiras esculturas de luz

"Daqui a uns anos, vamos olhar para trás e rir da ideia dos miúdos todos terem telemóveis na escola"

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

O que é o metanol e porque é tão perigoso para a saúde?

O que é o metanol e porque é tão perigoso para a saúde?

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Quatro novos livros de poesia. Valham-nos as palavras livres

Quatro novos livros de poesia. Valham-nos as palavras livres

Dicas de maquilhagem para brilhar este Natal e Fim de Ano

Dicas de maquilhagem para brilhar este Natal e Fim de Ano

VOLT Live: Mais marcas chinesas chegaram a Portugal e o mau exemplo da Câmara de Ovar

VOLT Live: Mais marcas chinesas chegaram a Portugal e o mau exemplo da Câmara de Ovar

Morreu José Agualuza

Morreu José Agualuza

INDOMÁVEIS 3: COMO INIMIGOS SE TORNAM AMIGOS

INDOMÁVEIS 3: COMO INIMIGOS SE TORNAM AMIGOS

Este ‘chupa-chupa’ recria nove sabores virtualmente

Este ‘chupa-chupa’ recria nove sabores virtualmente

Todas as imagens do casamento campestre de Inês Folque e Gonçalo Ribeiro Telles

Todas as imagens do casamento campestre de Inês Folque e Gonçalo Ribeiro Telles

Faye Toogood é a designer do ano na próxima edição da Maison&Objet

Faye Toogood é a designer do ano na próxima edição da Maison&Objet

Mate 70: Huawei corta ligações com Android na nova linha de smartphones

Mate 70: Huawei corta ligações com Android na nova linha de smartphones

Podcast Tech Flow: Da teoria à prática, um guia essencial da NIS2 para as empresas

Podcast Tech Flow: Da teoria à prática, um guia essencial da NIS2 para as empresas

Galp transforma postes de iluminação pública em carregadores de veículos elétricos

Galp transforma postes de iluminação pública em carregadores de veículos elétricos

"A Fazenda": Quem é quem na nova novela da TVI

Elegância, beleza e exclusividade em dia de aniversário

Elegância, beleza e exclusividade em dia de aniversário

VISÃO Se7e: A magia natalícia chegou às ruas. 26 ideias para celebrar

VISÃO Se7e: A magia natalícia chegou às ruas. 26 ideias para celebrar

Está aí a Pinker, a nova plataforma TVDE exclusiva para mulheres

Está aí a Pinker, a nova plataforma TVDE exclusiva para mulheres

Natal à porta: 20 presentes para amantes de design e decoração

Natal à porta: 20 presentes para amantes de design e decoração

Prosolia Energy faz parceria com fundo de capitais francês para aumentar a sua expansão nas renováveis

Prosolia Energy faz parceria com fundo de capitais francês para aumentar a sua expansão nas renováveis

Combinação de microplásticos com

Combinação de microplásticos com "químicos eternos" torna-os muito mais tóxicos e perigosos

Fosso salarial continua a agravar-se: a partir de hoje, as mulheres em Portugal estão a trabalhar de graça

Fosso salarial continua a agravar-se: a partir de hoje, as mulheres em Portugal estão a trabalhar de graça

12 livros de ciência para o Natal

12 livros de ciência para o Natal

Em

Em "A Fazenda": Talu fica gravemente ferido após explosão

Os livros da VISÃO Júnior: Ideias para ler nas tarde de outono

Os livros da VISÃO Júnior: Ideias para ler nas tarde de outono

A VISÃO Se7e desta semana - edição 1656

A VISÃO Se7e desta semana - edição 1656

Vencedores e vencidos do 25 de Abril na VISÃO História

Vencedores e vencidos do 25 de Abril na VISÃO História

Transição para um futuro sustentável

Transição para um futuro sustentável

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

Indústria automóvel: O grande desafio das marcas europeias

Indústria automóvel: O grande desafio das marcas europeias

Um viva aos curiosos! David Fonseca na capa da PRIMA

Um viva aos curiosos! David Fonseca na capa da PRIMA

Vídeo:

Vídeo: "Como encontrar 'o' livro"

Segway ZT3 Pro em teste: O SUV das trotinetes

Segway ZT3 Pro em teste: O SUV das trotinetes

O mundo ali ao lado

O mundo ali ao lado

Dados de robô

Dados de robô "perdido" no oceano Antártico revelam novas perspetivas sobre o degelo

As imagens do episódio de estreia de

As imagens do episódio de estreia de "A Fazenda"

Vinhos: Quem tudo quer…

Vinhos: Quem tudo quer…

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Palavra de profissional: Pedro Sottomayor

Palavra de profissional: Pedro Sottomayor

Multimilionários produzem mais carbono em 1h30 do que pessoa

Multimilionários produzem mais carbono em 1h30 do que pessoa "comum" numa vida

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites