Espinafre, couve e alface: Está a ver aquelas borbulhas irritantes que insistem em aparecer durante a fase pré-menstrual? Neste fase, a pele é um dos órgãos que mais se ressente. Estes vegetais de folha verde são ricos em vitamina A, que ajuda a diminuir a secura da pele e a acne.
Brócolos, alcachofra: Têm bastante fibra e um bom conteúdo de água, que ajuda a diminuir a sensação de inchaço, gases e desconforto, mais frequentes nesta altura. E porque o sódio aumenta a retenção de líquidos, que agrava a sensação de estar inchada, é bom manter-se afastada de alimentos ou pratos muito salgados.
Pevides, amêndoas e bananas: São boas fontes de magnésio, mineral que se acredita ajudar a relaxar os vasos sanguíneos,
o que pode contribuir para minorar as dores de cabeça mais habituais nesta fase.
Salmão, sardinha, sementes de linhaça ou chia: Nesta altura, em que qualquer coisa nos põe a lágrima ao canto do olho, não custa nada apostar neles. São ricos em ómega 3, que ajuda a regular o humor e a combater a tristeza e depressão.
Peru, frango e carnes magras: Ideais para combater aquela sensação de que toda a força está a ser drenada para fora do nosso corpo. Uma maior letargia e cansaço são mais comuns na fase pré-menstrual, por isso, uma boa dose de vitamina B12, na qual estes alimentos são ricos, pode dar-lhe o empurrão extra de que a sua noite romântica necessita.