O cuidado da pele é, para muitos, essencial. Para outros, é apenas uma rotina aborrecida. Mas mesmo se pensa que cuida bem da sua pele, e está atenta às novidades no que toca a produtos, saiba que há vários erros comuns dos quais pode nem se aperceber. Conheça 7 deles:
1 – Limpeza a mais. O ideal é, no máximo, lavar a cara duas veze por dia e, e seguida, hidratá-la. “As pessoas pensam que, quanto mais lavarem a cara, menos hipóteses terão de ter acne, mas, muitas vezes, não é esse o caso. Quando limpas constantemente, o produto com que o fazes pode danificar a camada de óleo da pele e provocar uma maior produção de óleo, que, por sua vez, leva a poros entupidos ou pontos negros“, afirma a dermatologista Vivian Shi.
2 – Esfregar a zona dos olhos. O facto de não sermos delicadas com a fina camada de pele em volta dos olhos pode levar a um aparecimento precoce de rugas. Para retirar a maquilhagem sem esfregar aquela zona de forma vigorosa, deve colocar o desmaquilhante num algodão e encostá-lo às pálpebras por cerca de 30 segundos, e só depois fazer um movimento horizontal para limpar os olhos.
3 – Escolher os produtos errados. Quando escolhe a maquilhagem e produtos que irá usar no rosto, deve ter sempre em atenção o seu tipo de pele. Caso não saiba qual é, consulte um dermatologista, de modo a definir quais os produtos mais indicados.
4 – Ensaboar demasiado. “A maioria das pessoas não chega a casa coberta de terra. Na verdade, apenas precisamos de aplicar gel de banho nas áreas a que chamo de ‘fedorentas’. Isto é, atrás das orelhas, sovacos e zonas íntimas”, mas não no interior da vagina, recomenda Shi.
5 – Usar muito hidratante. “Não precisamos de colocar tanto quanto pensamos”, revela. Na verdade, “Uma porção de creme do tamanho de uma ervilha é suficiente para cobrir toda a cara. Já para não falar que se poupa dinheiro! Aplique na testa, em cada bochecha e no queixo“, diz Vivian. E se os hidratantes devem ser usados com porções tão pequenas, as máscaras, cremes de corpo e desmaquilhantes devem ser equivalentes ao tamanho de uma uva, e, por fim, os cremes de olhos e séruns equivalentes a um grão de arroz.
6 – Dormir maquilhada. Quem nunca? Pois bem, este hábito “pode bloquear o suor e glândulas oleosas temporariamente, o que, por sua vez, pode bloquear os poros”. Além disso, a maquilhagem que usamos nos olhos pode entrar no próprio olho durante o sono, causando problemas maiores.
7 – Tratar da pele imediatamente antes de se deitar. Esta deve ser uma rotina realizada, pelo menos, uma hora antes de ir dormir. Isto porque, assim, os produtos podem atual na pele, e se se deitar logo, podem ficar na almofada ou mesmo no cabelo.