Muito antes de Kim Kardashian e Mario Dedivanovic, havia uma dupla famosa de musa e maquilhador: Marilyn Monroe e Allan “Whitey” Snyder.
Dos lábios carnudos, passando pelas pestanas curvadas, à tez resplandecente, Whiteley criou visuais memoráveis para uma das atrizes mais icónicas da história. E não era a única na sua lista de clientes, sendo que trabalhou para Katharine Hepburn, Doris Day e Raquel Welch.
Aqui ficam seis truques aos quais o profissional recorria para que Marilyn estivesse sempre no seu melhor.
1. Usar vaselina como primer e iluminador
Apesar de parecer estranho, esta era a ‘base antes da base’ de Monroe. A atriz era fã do produto porque o via como o derradeiro hidratante, e a hidratação é a essência da juventude. Snyder também usava esta espécie de gordura mineral como um iluminador, aplicando-o nos arcos das sobrancelhas e nos ossos das maçãs do rosto.
2. Usar cinco tons diferentes para delinear os lábios
Esta era uma das técnicas de assinatura de Syder: aplicar tons vermelhos mais escuros nos cantos externos e mais claros no meio, para criar dimensão. Depois, basta usar um pouco de iluminador no arco do cupido (a dupla curva no lábio superior) e no centro do lábio inferior.
3. Uma gota de óleo para pálpebras impecáveis
Monroe acreditava que pálpebras reluzentes eram sensuais. Quer conseguisse o efeito com vaselina ou um pouco de óleo de coco, Snyder aplicava um pocuo na área para conseguir um visual subtil e orvalhado.
4. Recorrer ao ‘truque de Greta Garbo’
Monroe chamava-lhe assim porque, originalmente, era a atriz de filmes mudos que esbatia sobra branca das pálpebras até aos arcos das sobrancelhas e cantos internos dos olhos, para criar mais profundidade.
5. Usar blush para fazer o contorno do nariz
Whitey foi pioneiro nesta técnica. Para fazer o contorno do nariz de Marilyn, aplicava um pouco do mesmo blush rosado que usava nas bochechas da estrela na ponta do seu nariz. O resultado? A ilusão de um nariz mais curto e definido.
6. Cortas as pestanas falsas ao meio
Monroe queria pestanas mais longas e volumosas, mas naturais. Para tal, virava-se para as pestanas falsas. Snyder cortava-as ao meio e aplicava-as apenas nos cantos externos dos olhos da estrela.