Antes de começar a descrever os benefícios deste hidratante, preciso dizer algo sobre a minha mãe. É que foi ela quem me falou pela primeira vez neste produto – e em vários que já experimentei. Tem duas coisas sobre a minha mãe que faz todo o sentindo aqui: ela vai à dermatologista com frequência e não gosta de gastar dinheiro à toa. Ah, e ela vive no Brasil. Portanto, a cada dois ou três meses recebo uma lista de produtos de beleza que tenho que comprar (porque na Europa estes produtos são muito mais baratos).
Pois bem, das longas listas há sempre alguma coisa que gosto de testar, e foi o caso da loção hidratante da CeraVe. Foi uma indicação da médica dermatologista para hidratar a pele do corpo. Encontrei online um frasco de um litro por 19 euros, e como não ia conseguir levar tudo na mala para o outro lado do atlântico, fiquei com um pouco para usar em casa. Sem grandes expectativas, passei a usar o creme depois do banho.
Os problemas da pele seca
Minha pele não é extremamente seca, mas tem os seus pontos fracos. Joelhos e cotovelos que descamam, a pele da canela fica mais gretada durante climas mais secos, tenho um pouco daquele aspeto de “pele de galinha” nas pernas (o nome “científico” é Hiperceratose folicular, e é uma acumulação de queratina na superfície do folículo piloso que deixa bolhinhas vermelhas ou escurecidas na pele) e uma certa tendência para estrias. Particularmente a pele de galinha e as canelas rachadas são os problemas que mais causam incômodo, e para isso já tentei usar alguns hidratantes e óleos, mas nada com grande efeito… até agora.
Os resultados
Nas primeiras videochamadas com a minha mãe, tendo usado o creme por uns três dias, até disse que não tinha percebido diferença na pele. O creme da CeraVe tem uma textura muito suave, absorve fácil e não fica pegajoso. Mas depois de cinco dias, senti que estava com a pele visivelmente mais hidratada. O primeiro efeito foi o toque mais suave. Depois foram as minhas pernas que melhoraram consideravelmente o seu aspeto: as pequenas fissuras na canela sumiram, e as bolhinhas vermelhas amenizaram. Agora que já estou à metade do meu frasco de um litro, decidi que vou ter que comprar outro para levar para a minha mãe, porque este é definitivamente todo meu!
Um dos fatores que pode estar ligado à esta hidratação é que o creme tem ácido hialurônico, que é uma substância natural presente na nossa pele e que tem a capacidade de reter água. Outras substâncias que também são indicadas para pele muito seca são as águas termais e a (muito comum) glicerina, que também estão presentes em produtos para o corpo celebrados de marcas como Uriage, La Roche-Posay, Cetaphil e Neutrogena.