Já há alguns anos que adotei o hábito da minha mãe de experimentar produtos de beleza. Por um lado faz bem para mim – estou sempre a cuidar da minha pele, atenta às mudanças e empolgada com os possíveis resultados. Por outro lado, acabei por descobrir que nem sempre o preço dita a qualidade de um produto e que aquilo que funciona muito bem para algumas pessoas, para mim pode nem fazer diferença.
Uma coisa é certa: sou fiel àquilo que gosto e, se estes produtos continuam no meu armário de skincare, é porque não os troco por nada!
Creme de contorno de olhos CIEN Q10
Já que falei na minha mãe… Este aqui foi um achado dela. Sou brasileira e vivi no outro lado do Atlântico por 25 anos, onde o Lidl (ainda) não chegou. Portanto nunca tinha ouvido falar na marca Cien. Os cremes anti-rugas Q10 já entraram em alguns rankings internacionais como os mais eficazes e com o melhor custo-benefício – inclusive numa análise da DECO Proteste de 2014 – e foi assim que a minha mãe ficou a conhecer o produto. Claro, o creme custa 2,29 euros, o que faz ser um bocado fácil sair na frente quando o quesito é “custo”, porém, para mim o benefício também é de destacar.
Com Q10, uma coenzima presente nas nossas células e que é antioxidante, o creme também tem ácido hialurónico, responsável pela manutenção da hidratação da pele, e vitamina E, que também tem ação antioxidante. Não sei se são todos estes compostos ou o simples facto de estar a hidratar especificamente esta região do rosto, mas desde que comecei a usar o creme sinto que as linhas de expressão pararam de aumentar e que a minha pele está muito mais hidratada nesta zona.
Aplico na ponta dos dedos anelares e dou leves toques ao redor dos olhos, todos os dias, à noite e de manhã. Já uso há 3 anos e depois de experimentar outros cremes para os olhos (mais caros), sempre voltei a este.
Dispositivo de limpeza facial Luna 2 mini
Faz pouco mais de um ano que experimentei o dispositivo da marca sueca Foreo. Vou ser sincera, não acreditava muito que seria algo que eu usaria no futuro – minha rotina de cuidados com a pele naquele tempo era basicamente lavar o rosto uma vez por dia com as mãos e um gel (que vou falar mais para frente). Mas depois de um mês a usar este dispositivo, mudei de ideia.
O Luna é um dispositivo de limpeza facial feito de silicone e com tecnologia de potência sônica (são 8 mil pulsações por minuto) que promete eliminar 99,5% da sujidade, óleo e pele morta. A orientação é usar à noite, com o rosto já limpo da maquilhagem, e pela manhã antes da rotina habitual de produtos de cuidado com a pele. Geralmente aplico um pouco de gel no rosto seco, molho o dispositivo e começo a usar pelo queixo, subindo para a testa e finalizando na zona do nariz. 1 minuto é suficiente e são as pulsações do próprio dispositivo que ditam o tempo de cada zona do rosto.
Mais de um ano depois, já não vivo sem. O efeito imediato foi uma pele muito mais lisa, e a longo prazo percebi uma redução nos pontos negros e borbulhas.
Loção hidratante CeraVe
Já escrevi sobre este creme hidratante aqui. Resumindo: mais um achado da minha mãe! A CeraVe é uma marca de produtos desenvolvidos com dermatologistas e que têm como base dois princípios: a combinação de três ceramidas essenciais e ácido hialurónico.
Foram duas semanas para identificar o resultado: pele definitivamente mais hidratada, principalmente nas zonas do cotovelo e joelho, que são naturalmente mais secas. Foi esse creme que acabou com o meu problema de canelas rachadas, muito comum no inverno. Costumo comprar o frasco de um litro que já tem lugar cativo no meu armário da casa de banho.
Protetor solar Eucerin Sun Gel-Creme
Indicação da farmacêutica, e que me conquistou! Este é o único produto da lista que testei há menos de um ano, mas já posso dizer que não troco. Usar protetor solar todos os dias é uma regra que assumi como definitiva há cerca de 5 anos. Mas não é fácil para quem tem pele oleosa achar um produto que não deixe a pele toda melada, principalmente quando o objetivo é usar outros produtos antes (como o sérum, o hidratante, o creme de olhos…).
Já testei muitos, uns que gostei mais do que outros. O principal para mim é que seja um protetor solar sem cor, com proteção suficiente, sem cheiro e seco. E este faz o trabalho muito bem, e por um preço justo – custa entre 10 e 15 euros.
Bioderma Sébium Gel moussant
Não posso dizer que tenho pele acneica, mas definitivamente tenho tendência à oleosidade. Por isso que a maioria dos produtos que uso são de linhas voltadas para peles oleosas ou com acne. Este gel para a limpeza do rosto ganhou-me porque, apesar de ser focado nas peles com borbulhas, não a deixa seca. Também não faz muita espuma, que para mim é um problema já que depois demoro muito mais tempo para tirar o produto da pele.
Uso com o Luna (que falei acima) e com água fria! Duas vezes ao dia, sempre antes de aplicar os meus cremes de skincare.