É uma marca portuguesa e sustentável de beleza e cuidados pessoais, mas não pense que nasceu ontem numa qualquer rede social. Há cinco anos que já anda nas bocas do mundo – está presente em 60% países! – e conta com mais de 150 mil seguidores e 15 mil clientes ativos.
As mulheres são as principais fãs da Bam&Boo mas a marca foi criada por um trio masculino – Francisco Camacho, Fernando Ribeiro e Nuno Catarino – com vontade de salvar o Planeta e ao mesmo tempo resolver problemas reais, do dia a dia. Falámos com os fundadores para ficar a conhecer melhor a marca que se prepara agora para conquistar ainda mais portugueses, já que vai continuar a vender online (em https://pt.thebamandboo.com) mas está agora também disponível em algumas lojas físicas, como Wells, Go Natural, Perfumes&Companhia, Aeroporto de Lisboa, Oceanário, Maria Granel eLoja do Shampoo, com preços entre €2,99 e €18.
Como surgiu a ideia de criar a Bam&Boo?
A ideia de criar a Bam&Boo surge em 2017, quando os 3 fundadores queriam criar um negócio que tivesse um impacto positivo no ambiente e que ao mesmo tempo resolvesse um problema ao consumidor. Estávamos em 2017 e nesta altura começava a ouvir-se nas notícias que a União Europeia iria começar o combate ao single use plastic. Isto significava que os consumidores passariam a ter o problema do plástico mais presente nas suas cabeças, o que levaria que começassem a introduzir alterações nos seus hábitos de consumo diários. Isto consequentemente traria melhorias para o Planeta e, ao mesmo tempo, abriria novas oportunidades de negócio. Queríamos criar um negócio que tivesse um conjunto de características fundamentais: contribuísse para a resolução do desperdício e lixo, para o problema ambiental; fosse um produto de recorrência e de uso diário; que fosse possível servir clientes em todo o Mundo; que fosse acessível quer fisicamente, quer financeiramente; e que nos permitisse montar a operação e ter a sede em Portugal, trabalhando para o mundo.
E foi assim que em 2017 nasceu a escova de dentes Bam&Boo, um modelo de venda online em regime de subscrição. Assim que lançámos o site, fomos crescendo rapidamente. Ao fim de um par de anos, tínhamos vendas em cerca de 60 países. Com o tempo fomos evoluindo e desenvolvendo a nossa gama de produtos. Hoje a Bam&Boo é uma marca de Beleza Natural – 100% natural, Vegana, Cruelty free – que oferece todos os produtos que uma família precisa para a sua rotina de higiene e beleza diária, nas categorias de Oral, Skin, Hair and Beauty Care.
Porquê o nome?
A Bam&Boo é uma marca familiar e o nome nasceu dentro dessa mesma dimensão, tendo como base três vertentes: família, natureza e humanização da marca. Bam é a personificação do panda, que se alimenta de bamboo, é um animal de força e ao mesmo tempo delicado, à semelhança da Mãe Natureza. A Boo vem da alcunha da filha do Fernando Ribeiro, um dos sócios, e está associada à criança, à sua curiosidade e à sua sensibilidade. O Bam protege e guia a Boo nos desafios da vida. E a Boo desafia o Bam com a sua ingenuidade e bondade. Bam&Boo significa força, proteção e a vida da Mãe Natureza.
Quais os best sellers?
Os nossos best-sellers são os artigos de oral care por uma questão histórica – escovas de dentes de bamboo e a pasta dentífrica natural – e os artigos de higiene pessoal sustentável que lançamos este ano – desodorizantes, champôs e sabonetes.
Qual o produto que vai dar que falar este Natal?
Para este natal preparamos 5 gift sets muitos especiais que tem como missão surpreender aqueles de quem que mais gostamos. Cada um destes gift sets tem propósitos diferentes e dirige-se a perfis de consumidores distintos:
- Game Changer: para aqueles aqueles que não têm medo de arriscar, oferecemos os fundamentais para uma rotina natural de cuidados diários completa.
- Great Shower: uma verdadeira experiência termal com ingredientes naturais, duráveis e completamente livres de plástico. Set perfeito para iniciar o dia ou relaxar à noite.
- Pure Beauty: pensado como a melhor oferta para aquela pessoa especial que quer mostrar o seu brilho interior.
- Earth Keeper: para os filhos do planeta, os que não conseguem ficar parados e estão constantemente à procura do seu próximo desafio. Nómadas, livres e espontâneos, que estão sempre um passo à frente.
Os vossos melhores clientes são mulheres…
Cerca de 2/3 dos nossos clientes são mulheres, entre os 30 e os 45 anos. Pelas características da nosso marca e da tipologia de produtos que oferecemos – produtos para toda a família – este acaba por ser o nosso consumidor natural, uma vez que na grande maioria dos agregados familiares ainda são as mulheres as decisoras de compra dentro da categoria de higiene e beleza. Mas vemos que há um crescente interesse do público masculino que cada vez mais se preocupa com a beleza natural e também um público mais jovem, que apesar de ter menos poder de compra, é muito mais consciente nas suas decisões de compra optando por produtos de valor mais elevado que criam menor impacto na saúde e no ambiente.
O facto de ser um trio masculino à frente de uma marca com um público maioritariamente feminino costuma suscitar alguma surpresa?
Curiosamente, não. Acho que até que pode ser um ponto de diferenciação muito interessante porque nos obriga a ter muito mais dedicação para conhecermos melhor a nossa categoria, o mercado e os nossos consumidores. E apesar de sermos 3 homens fundadores, é importante referir que mais de metade de nossa equipa é constituída por mulheres entre os 20 e os 40 anos. Digamos que temos ‘dentro de casa’ uma boa amostra dos nossos consumidores e bastante conhecimento que naturalmente nos ajuda a corresponder às necessidades do mercado.
É importante referir também que nos apoiamos muito na nossa comunidade de clientes – cerca de 15.000 clientes ativos –, que nos ajuda e nos guia em quase tudo o que fazemos. Os nossos clientes fazem parte da família Bam&Boo e são parte integrante dos nossos planos de desenvolvimento de produto. Sempre que temos uma dúvida ou precisamos de ajuda, recorremos a eles. Usando um exemplo prático, quando estamos na dúvida entre dois aromas, perguntamos à comunidade qual o aroma que prefere. Com base na resposta da comunidade, avançamos com a produção do aroma mais votado.