Fazia parte da rotina da família imperial, mas hoje a massagem kobido está ao alcance de todos. Este é um método milenar capaz de prevenir e suavizar rugas, de iluminar a pele e de combater a flacidez da mesma, já que oxigena as células da pele e aumenta a circulação. Saiba como fazer alguns movimentos simplificados desta massagem – para os executar, pode usar um creme anti-rugas e dedicar dois minutos a cada zona. O ideal é fazê-los três vezes por semana:
Pescoço
Apoie os dedos no pescoço (menos os polegares) e faça movimentos rápidos e vigorosos de baixo para cima, alternando as mãos. Percorra a área total do pescoço durante esta massagem. Com isto ameniza a flacidez e os vincos e as linhas desta área.
Queixo
Com o polegar posicionado na têmpora, inicie um movimento com os dedos indicador e médio a partir do contorno do rosto para cima. Arraste os dedos três vezes: perto da orelha, no centro e perto do nariz. Repita no outro lado para, assim, conseguir diminuir e prevenir a papada.
Buço
Apoie os dedos indicadores na parte inferior do queixo. Com os polegares, faça movimentos curtos para baixo, de forma contínua, passando por toda a região do buço. Assim, consegue suavizar as linhas de expressão desta região.
Bochechas
Para elevar as maçãs do rosto, apoie o polegar no osso da pálpebra inferior e faça movimentos constantes e vigorosos de baixo para cima, levantando a bochecha.
Têmporas
Para minimizar as linhas de expressão na zona dos olhos, apoie o dedo indicador no final da sobrancelha e o dedo médio no osso da pálpebra inferior. Com o indicador da outra mão, faça um movimento para cima de forma constante e acelerada na zona entre os dois dedos. Repita estes movimentos do outro lado.
Testa
Com os dois dedos indicadores encostados no centro da testa, movimente-os em sentidos opostos – um vai para cima e outro para baixo – enrugando a testa. Percorra a testa toda com estes movimentos.