Cátia Curica, farmacêutica, foi uma das pioneiras do biológico em Portugal. Com uma pele hiper reativa, procurou sempre usar os produtos mais puros e naturais que encontrava e foi assim que chegou à cosmética biológica.
Em 2009 fundou com a irmã Rita a Organii, a primeira loja de cosméticos biológicos em Portugal.
Há 6 anos lançaram também a sua própria marca, a Unii Skin Food, controlando toda a produção, feita de modo artesanal na sua própria fábrica.
A marca inspira-se na origem dos seus ingredientes, nas receitas tradicionais e na farmacopeia europeia para criar produtos com certificação biológica destinados à higiene e cuidado da pele e do cabelo de toda a família. Os produtos são formulados de raiz (não usam bases cosméticas pré-feitas) e não contêm ingredientes sintéticos que consideram nocivos, como parabenos, fenoxietanol, ftalatos, lauryl sulfato de sódio, derivados de petróleo (vaselina e parafina), corantes ou perfumes. Em todas as etapas, tudo é produzido e embalado de modo sustentável e ecológico.
Porque decidiram criar a Unii?
Porque existem poucas marcas de cosmética 100% portuguesas e nenhuma biológica. O nosso objetivo era, e é, oferecer a linha mais pura de produtos cosméticos que existe. Com ingredientes portugueses, alguns dos quais únicos de Portugal ou da Península Ibérica. E, claro, com isso estimular os produtores nacionais. É também uma forma de utilizar as sobras e resíduos da nossa indústria (alimentar, do vinho, do papel). É uma marca feita a pensar nas peles do mediterrâneo, mais húmidas e oleosas e menos secas, mas com muita desidratação.
O que caracteriza a marca?
A filosofia base de que não abdicamos: portuguesa, com ingredientes portugueses e feita em Portugal, biológica, natural de verdade, 100% biodegradável (muito poucas marcas o são), de muito baixo impacto ambiental e desperdício zero. Preferimos produzir produtos sólidos para serem mais concentrados e poupar recursos de transporte e embalagem, usar mais produtos à base de óleo para poupar os recursos hídricos e ser 100% biodegradável, para não contaminar a água do banho que depois contamina os solos e as águas por onde passa. Quem usa os nossos produtos percebe que vamos a fundo nas questões e não sacrificamos o ambiente nem a saúde para cheirar melhor, ou amaciar mais ou ser mais fácil de ter uma performance que o público está à espera.
De onde vêm as matérias-primas?
Podem vir de todo o lado, mas a forma como vêm, quem as produz, o modo sustentável como foram produzidas ou colhidas… Isso é que está na base da nossa escolha. E claro, sempre que existe produção portuguesa, usamos ingredientes de Portugal.
E onde são fabricados os produtos?
Na nossa fábrica própria, em Pêro Pinheiro, Sintra. Todos feitos lá para termos controlo de criação, produção, de fabrico, de tudo. E só assim também garantimos que a nossa fábrica caminha para ser uma fábrica lixo zero.
Qual é o produto de que mais se orgulha?
Sem dúvida do nosso amaciador! Porque fazer um amaciador biológico e 100% biodegradável é mesmo muito difícil, e depois de muito tempo em desenvolvimento finalmente conseguimos! E sabermos que somos os únicos em Portugal a consegui-lo deixa-nos muito orgulhosos.