O seu gel de limpeza é cruelty free? E o seu batom é mesmo vegan? Como pode mesmo ter a certeza de que os seus favoritos de skincare são orgânicos? Tentar decifrar as listas de ingredientes pode ser uma tarefa difícil.
É importante referir que não há uma definição legal ou requisito para rotular um produto como natural, orgânico ou vegan. A única exigência legal é listar os ingredientes conforme o padrão global da Nomenclatura Internacional de Ingredientes de Cosméticos (INCI, na sigla inglesa).
Os ingredientes são listados da percentagem mais alta para a mais baixa, sendo que os componentes abaixo de 1% podem ser listados em qualquer ordem. No entanto, os nomes não aparecem necessariamente da forma mais simples — por exemplo, a água costuma surgir como aqua, que é o nome científico do líquido.
Para ajudá-la a fazer as escolhas mais adequadas à sua rotina, preparámos o derradeiro guia para distinguir vários tipos de produtos de beleza.
Produtos Naturais
Um produto pode ser descrito como natural mesmo que contenha apenas 1% de ingredientes naturais, vegetais ou minerais. A melhor maneira de saber exatamente o que está na fórmula é verificar a lista de ingredientes. Num produto natural, é expectável encontrar os componentes botânicos no topo da lista e quaisquer ingredientes sintéticos no fim. Os extratos naturais são mencionados segundo o nome científico ou em latim, portanto, se não tiver a certeza, consulte um dicionário online de cosméticos.
Produtos Orgânicos
Os produtos só precisam de conter uma percentagem minúscula de ingredientes orgânicos para serem rotulados como tal. Sim, a sério. Portanto, a forma mais clara de entender as credenciais orgânicas é verificar o rótulo e procurar o logótipo da Soil Association. Isto garante que os produtos são obtidos e fabricados com ingredientes sustentáveis de cultivo orgânico e não testados em animais, livres de químicos agressivos, nanopartículas, parabenos, corantes sintéticos e corantes artificiais.
Produtos Vegan
A maneira mais rápida de confirmar se um produto é vegano é procurar o logótipo da Vegan Society. Ele garante que os produtos não contêm nenhum extrato animal ou subproduto animal nos ingredientes, ou nenhum processo de fabricação. Além disso, os produtos e ingredientes nunca foram testados em animais. Outro logótipo a ter em conta, de modo a garantir que os seus produtos são livres de crueldade, é o do Leaping Bunny (aquele coelho saltitante). Este é o único símbolo reconhecido internacionalmente e que garante que não foi realizado nenhum teste em animais no desenvolvimento do produto.
A legislação da União Europeia tem regulamentos rígidos sobre testes em animais, enquanto a China exige isso por lei, então todos os produtos vendidos em países asiáticos serão automaticamente testados em animais. É importante sublinhar que um produto rotulado como ‘vegan’ não significa necessariamente que foram usados substitutos botânicos no lugar de ingredientes de origem animal; eles podem incluir ingredientes sintéticos feitos em laboratório.
Alguns ingredientes cosméticos comuns derivados de fontes incluem glicerina, colagénio animais, gelatina e retinol. A Vegan Society também recomenda evitar ingredientes como, por exemplo, pérola, seda, gel de caracol, proteína de leite, cochonilha (E120), sebo, lanolina, a menos que seja especificado que são feitos de origem sintética.
Produtos Clean
Regra geral os produtos clean são isentos de sulfatos, silicones, ftalatos, parabenos, pesticidas, derivados de petróleo, corantes artificiais e fragrâncias sintéticas. Dentro da União Europeia, um rótulo deve listar todos os potenciais alergénios que podem causar sensibilidade (em concentrações acima de 0,01%). Esses ingredientes costumam ser incluídos em itálico no final dos ingredientes.