“Cold Plunge”: o segredo de beleza de Sara Sampaio
Sara Sampaio, tal como outras mulheres portuguesas, revelou recentemente como treina para conseguir manter a silhueta. No entanto, além do exercício físico, a modelo recorre também a determinadas terapias que potenciam os efeitos do desporto. Assim, a manequim partilhou com os seguidores virtuais a sua última sessão de mergulho no frio.
O que é o mergulho a frio?
O termo cold plunge, que se traduz por imersão no frio, é, como o próprio nome indica, uma terapia que utiliza os efeitos da água a baixas temperaturas para enrijecer a pele e tonificar os músculos. Entre outras coisas, esta técnica ajuda a fechar os poros e a manter-se em forma.
Os benefícios do frio para a pele e os músculos
Um dos principais benefícios do frio a nível muscular tem a ver com a vasoconstrição que provoca. Os capilares fecham-se e o sangue deixa de chegar à zona, evitandoo inchaço excessivo e a artrite. É altamente recomendável em caso de excesso de treino.
Além disso, o frio reduz a inflamação da pele e favorece a hidratação porque, pelo contrário, a água quente vasodilata e seca-a. Esta prática é, também, benéfica para o folículo piloso. Por isso, recomenda-se tomar sempre duche com água morna e terminar com água fria. Quanto mais tempo aguentar, melhor. O ideal será começar devagar. Pense nisso como um desafio. E lembre-se que os atletas profissionais terminam os treinos com banhos de água fria e até com gelo.
O frio estimula a circulação sanguínea, descongestiona a pele, reduz a inflamação, minimiza os poros, o acne e as manchas, reduz o inchaço e as olheiras e reduz as rugas. Assim, os banhos frios não são apenas uma terapia concebida para os desportistas, mas também para todos aqueles que querem melhorar o aspeto da pele.
Requisitos para que um mergulho no frio seja eficaz
Para que a imersão seja realmente benéfica, a temperatura da água não deve exceder os cinco graus e o tempo de exposição deve ser, no mínimo, de dois minutos.
No entanto, do ponto de vista muscular terminar o duche com um bom banho de água fria, dos pés às coxas pode ser suficiente para descongestionar, relaxar os músculos e evitar a retenção de líquidos.
Sara Sampaio não é a única a acreditar nos efeitos do frio
A manequim portuguesa não é a única a usar esta técnica. Celebridades como Gwyneth Paltrow ou Elle Macpherson também defendem imersões regulares em água fria. Mas não é só o facto de as baixas temperaturas poderem ajudar, abusar da água quente pode ter efeitos nefastos para a saúde da pele. A água quente que usamos no inverno altera o filme hidrolipídico. Assim, para preservar a pele, deve-se evitar passar muito tempo debaixo de água quente. Se não se atrever, pelo menos de momento, a tomar banhos frios ou gelados, comece pelo menos com este pequeno gesto.
“Cold Plunge”: o segredo de beleza de Sara Sampaio
“Cold Plunge”: o segredo de beleza de Sara Sampaio