O que começou em 2020 como uma resposta lógica à temporada que passámos em quarentena, acabou por se tornar uma das tendências mais relevantes: desde o “micro beauty“, que aposta no menos é mais através de baby bangs e cortes over-the-shoulder, até às manicures minimalistas.
Mas o que verdadeiramente revolucionou a moda é a tendência de publicar selfies nas redes sociais sem maquilhagem. Seria impensável fazê-lo antes da chegada do coronavírus, quando a procura da perfeição através de técnicas que transformavam as feições estava na ordem do dia.
A moda ganhou mais relevância quando nomes como Selena Gomez, Pamela Anderson e a portuguesa Sara Sampaio aderiram à tendência. Agora é Lily Collins. A atriz revelou-se um dos expoentes máximos do movimento “Sem maquilhagem”.
A atriz de Emily em Paris reserva os seus estilos e looks de beleza mais extravagantes para a ficção da Netflix e deixa a sua verdadeira beleza a descoberto quando não está numa passadeira vermelha, ou imersa nos seus projectos profissionais. Os fãs aplaudem a sua decisão de se mostrar sem truques, embora ela mantenha um truque que camufla imperfeições e estiliza o seu rosto: os grandes planos que deixam todo o seu cabelo cair à frente do rosto.
Em todos os auto-retratos que publicou sem uma gota de maquilhagem, repete a mesma pose olhando para a câmara, de modo a que o cabelo caia para a frente sobre ambos os ombros, suavizando as suas feições. Também costuma recortar as fotografias para o meio da testa e faz questão de mostrar pelo menos parte das suas espectaculares sobrancelhas. O resultado? Um êxito, o que confirma a tendência da falta de maquilhagem como uma forma segura de obter gostos na Internet.
Pamela Anderson
Se as suas sobrancelhas ultrafinas e arqueadas, os seus lábios castanhos no tom mais 90 e a maquilhagem de olhos com vinco cortado se tornaram algumas das suas marcas durante o período em que foi um sex symbol, a canadiana transformou os anteriores códigos de beleza em grandes doses de naturalidade. Embora não estejamos a falar de um acontecimento isolado, o último exemplo do seu compromisso com a simplicidade foi nos British Fashion Awards, em Londres, onde optou por este look ,com o qual mostra que se sente mais confortável do que nunca na sua própria pele.
Selena Gomez
A artista e empresária é outra rainha incontestável das selfies sem maquilhagem. É o caso desta última foto em que posa num plano natural muito aproximado, que já acumulou mais de sete milhões e meio de “Likes” e cinquenta e quatro mil comentários. Um feito quem já garantiu, numa entrevista, que as redes nos manipulam através de imagens optimizadas que pouco têm a ver com a realidade.
Gwyneth Paltrow
Se as rainhas da naturalidade são o nome do jogo, a atriz que celebra os seus aniversários com fotos despidas em que se atreve a usar pinturas corporais espectaculares ou publica reflexões sobre a passagem do tempo não podia ficar de fora: “Faço tudo o que posso para lutar por uma boa saúde e longevidade, para evitar que os músculos enfraqueçam e os ossos recuem, tenho um mantra que introduzo entre esses pensamentos perigosos que tentam descarrilar: eu aceito-o”. E sempre que pode, partilha este tipo de fotografias que mostram aos seus fãs quem ela é, tal como é.
Sara Sampaio
Em 2021 foi uma das defensoras da beleza real, posando em frente à câmara de diferentes ângulos para mostrar o quanto a figura muda dependendo da pose ou da iluminação. “Estou muito feliz por tantas pessoas terem partilhado o vídeo e queria explicar porque o filmei. Ontem tive um dia muito inseguro em relação ao meu corpo por causa de alguns comentários que tenho lido (…) por vezes a intenção é boa, mas a forma como é dita pode magoar. Vi que uma rapariga fez este vídeo e pensei em como me ajudou a sentir-me bem e quis ajudar outras pessoas”, escreveu a modelo portuguesa que, agora, faz upload de fotografias bonitas (e naturais) como esta.
Lily Collins: a nova rainha das fotografias “sem maquilhagem”
Lily Collins: a nova rainha das fotografias “sem maquilhagem”
Lily Collins: a nova rainha das fotografias “sem maquilhagem”