As nossas resoluções de ano novo tendem a concentrar-se na mudança e no crescimento. Adotamos novos hábitos e definimos novas metas como, por exemplo, usar protetor solar todos os dias e remover sempre a maquilhagem antes de dormir.
O novo ano também traz um foco nas tendências a serem adotadas. E embora isso seja importante, também consideramos interessante olhar para o que deveríamos deixar para trás. Segundo os peritos, na beleza, menos e os seguintes elementos dos cuidados com a pele estão desatualizados:
Rotinas de cuidados excessivas
Longe vão os tempos em que uma rotina com 12 passos era considerada normal. Atualmente, tudo se resume a uma abordagem minimalista à beleza. Além disso, graças a inovações nas formulações dos produtos, continua a ser possível atingir os resultados pretendidos.
Limpeza dupla
Segundo uma notícia da WGSN, a empresa líder mundial em previsão de tendências, os produtos de limpeza híbridos vão dominar os lançamentos em 2024.
“Os consumidores procurarão produtos que saltam a limpeza dupla, mas têm os mesmos benefícios”, lê-se no texto. “Estes produtos de limpeza híbridos atendem aos princípios skinimalistas e à crescente demanda por beleza multifuncional, ao mesmo tempo que priorizam a saúde da pele.”
Em vez de usar dois produtos de limpeza separados — primeiro um à base de óleo, como um bálsamo de limpeza, e depois uma fórmula à base de água, como um gel de espuma — os produtos de limpeza híbridos removerão o protetor solar, a maquilhagem, o excesso de oleosidade e os poluentes ambientais num só passo.
Cuidados com a pele com um único ingrediente
Bastante popular na última década, graças a marcas como The Ordinary e The Inkey List, esta tendência ajudou a expor e educar-nos sobre os benefícios dos principais ingredientes para os cuidados da pele como, por exemplo, o ácido hialurónico e a niacinamida. Porém, à medida que mais pessoas procuram a simplicidade nas rotinas diárias, a maré está a mudar.
Excesso de esfoliação
Esfoliantes químicos, como o ácido glicólico e o ácido salicílico, estão entre os ingredientes para a pele mais pesquisados no Google de todos os tempos — impulsionados em parte pela tendência de cuidados com a pele com um único ingrediente. Embora tenham benefícios impressionantes para quem deseja uma pele mais lisa e resplandecente, quando usados em excesso, os ácidos podem comprometer a barreira da pele, levando ao aumento da sensibilidade e irritação.
Com os ácidos a serem incluídos em tónicos, produtos de limpeza, séruns e máscaras, pode ser e máscaras, não é difícil usá-los em excesso, mesmo sem perceber — e podem ocorrer outros problemas ao misturá-los com outros ingredientes ativos, como retinóides e vitamina C.
Hoje em dia, estamos muito mais conscientes da importância da saúde da barreira cutânea, e os últimos lançamentos de produtos concentram-se em acalmar e fortalecer a pele através de ingredientes como ceramidas e esqualano. Embora a esfoliação ainda seja um passo fundamental de uma rotina completa, opte por esfoliantes suaves com ingredientes como ácido mandélico ou enzimas, e limite a esfoliação a apenas uma vez por semana.
Produtos dispendiosos
Graças a marcas como The Ordinary e The Inkey List, também sabemos que não é preciso gastar fortunas para obter resultados com um produto de skincare. Na verdade, a maioria dos produtos mais caros são feitos nas mesmas fábricas e com os mesmos ingredientes do que as versões de marcas mais acessíveis. O preço que pagamos por cuidados de luxo para a pele é mais frequentemente impulsionado pelos custos de embalagem e marketing do que pela fórmula.