A criadora da Laura Var falou-nos da sua marca, que lançou aos 20 anos com o seu próprio dinheiro e já é uma referênciana cosmética nacional.
Porque decidiu criar a sua marca?
Sempre gostei da ideia de trabalhar nos meus próprios sonhos! Decidi que gostava de fazer parte das poucas marcas nacionais que trabalham na indústria cosmética. O desenho e a pintura são os meus hobbies preferidos, e o skincare é como preparar uma tela e a maquilhagem é como pintá-la.
Quais foram as maiores dificuldades que encontrou como jovem empreendedora?
Ninguém nos prepara verdadeiramente para criar uma empresa e lidar com os problemas do dia a dia que vão surgindo. É preciso estar sempre em cima dos acontecimentos e ir aprendendo todos os dias. O início é o mais difícil, ganhar reconhecimento é uma batalha e temos de ter muita atenção ao detalhe porque, enquanto pequena empresa, errar não é opção.
O que caracteriza a marca?
A essência da Laura Var é ser sustentável sem comprometer a qualidade do produto, ter uma imagem jovem que seja reflexo do consumidor e criar narrativas inspiradas na cultura contemporânea, moda e arte. Todos os meses lançamos um tema de reflexão sobre aspetos da sociedade que queremos abordar, explorar ou simplesmente trazer ‘à tona’. Isto ajuda-nos a criar a Laura Var, não só enquanto marca, mas também enquanto ‘pessoa’. A beleza é um conceito muito vasto e as nossas redes sociais partilham mais do que o habitual conteúdo das marcas de beleza. Somos quase como uma revista, queremos inspirar e desafiar.
Como decide que produtos criar?
Começa muito por aquilo de que eu, pessoalmente, sinto falta. Mas gostamos de perguntar às pessoas que nos rodeiam, família e amigos, o que mais precisam e gostam de usar.
Quem formula os produtos e onde são produzidos?
Os cuidados de rosto e corpo no norte da Europa, a maquilhagem em Itália, em fábricas compatíveis com os nossos princípios e valores, que respeitam o ambiente durante o processo de produção sem comprometer a qualidade. Cerca de 95% dos ingredientes utilizados nos nossos produtos de skincare são orgânicos certificados e provêm de agricultura sustentável.
Qual é o seu sonho para a marca?
Levar a Laura Var para o mundo e torná-la uma marca icónica portuguesa. Um grande objetivo é conectar com o consumidor e criar uma relação próxima.