Michael Jackson foi o artista que melhor usou o videoclipe como arma de promoção artística e que o elevou ao estatuto de obra de arte cinematográfica. Michael e o seu séquito tiveram o mérito de o perceber muito cedo, aliando-se a estações de música como a MTV. Esses foram os anos de uma simbiose muito rentável para ambas as partes: os videos promoviam Michael Jackson além fronteiras, mas também aquele canal, que então dava os primeiros passos.
O
videoclipe de ‘Thriller’ – single do álbum com o mesmo nome, editado em 1982 e indestronável como o mais vendido de todos os tempos – ainda hoje faz parte do imaginário de muitos portugueses, crianças na altura do seu lançamento (apenas em Dezembro de 1983) que ficaram de boca aberta (e perderam noites de sono…), fascinados pela arrojada coreografia de zombies criada pelo astro e imitada, desde logo, pelos fãs.
Fez história a muitos níveis. Realizado por John Landis, tinha 14 minutos, duração inédita à época, e esteve quase para não ser feito. A editora não queria patrocinar os elevados custos de produção 600 mil dólares e foi o próprio Michael Jackson que o custeou, com meio milhão de dólares. Nele podemos ainda ouvir a voz (e arrepiante gargalhada) de Vincent Price, lenda dos filmes de terror.
‘Bad’, do álbum homónimo de 1987, segue-lhe as pisadas. Custando 2.2 milhões de dólares e dirigido por
Martin Scorsese – que terá recebido cerca de um milhão para o realizar -, tem 18 minutos e é, de facto, uma curta metragem com elaborado guião. Curiosidade: o papel de um dos ‘amigos’ de Michael Jackson na história é desempenhado pelo
actor Wesley Snipes, que tem aqui a sua primeira grande aparição internacional.
Em 1995, o videoclipe de ‘
Scream’, um
dueto entre Michael Jackson e a sua irmã Janet, volta a bater recordes, desta vez como o mais caro de sempre – 7 milhões de dólares -, apesar de bem mais pequeno que os seus antecessores, já que não chega aos cinco minutos. Com uma estética inspirada nos
animes japoneses, bem patente nos figurinos e expressões faciais, situava os dois irmãos numa nave espacial que vagueava pelo espaço. Michael ganhou um prémio de melhor coreografia por este video, na edição desse ano dos MTV Video Music Awards.
Apenas uma pequena parte do ríquissimo legado artístico de Michael Jackson, que o marcou como pioneiro, mudando a história da música e do audiovisual.
** Este artigo foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico **
Clique para subscrever a NEWSLETTER ACTIVA.pt!