![169229100.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2019/09/1709304169229100.jpg)
Michael Douglas
O ator americano Michael Douglas, 68, e marido da elegante atriz Catherine Zeta-Jones revelou ao jornal ‘The Guardian’ que foi devido à prática de sexo oral que desenvolveu cancro na garganta, diagnosticado há três anos. Seria de esperar que tivesse dito que o cancro se devia ao consumo de álcool e tabaco, mas quando questionado sobre estes aspetos Michael Douglas apenas respondeu: ‘Não. Sem querer entrar em muitos detalhes, este tipo de cancro é causado pelo vírus do papiloma humano (HPV), que na verdade está ligado ao cunnilingus’, ou seja, à prática de sexo oral numa mulher.
Felizmente, o ator recuperou e está livre da doença, que lhe foi diagnosticada em 2010 já no estágio 4.
Diversos estudos, como o do cirurgião britânico Mahesh Kumar, demonstram a correlação. Nessa investigação participaram 1.316 dos pacientes com cancro na garganta, sendo que 57% tinha HPV. E Luiz Paulo Kowalski, diretor do Núcleo de Cabeça e Pescoço do hospital A.C. Camargo, em São Paulo, confirma que antes ‘era frequente em homens com mais de 50 anos que fumavam e bebiam, e agora é mais comum em jovens com idades entre os 30 e 40 anos que fazem sexo oral desprotegido e têm vários parceiros’.
Também o Instituto Português de Oncologia em Lisboa está a diagnosticar o caso e atesta que todos os anos são detetados 1500 novos casos: 1200 em homens e 300 em mulheres. E 25 por cento dos tumores verificam-se em pessoas que não bebem nem fumam. O IPO alerta para a relação da doença com o vírus do papiloma humano (VPH), transmitido por via do sexo oral.