Jermaine Browne é o coreógrafo responsável por fazer Adriana Lima ou Doutzen Kroes desfilarem de forma sensual, divertida e descontraída no desfile anual da Victoria’s Secret. Cada passo é estudado e preparado ao longo de vários meses. O próximo desfile é já a 14 de novembro e as modelos já partilham a sua preparação para o grande dia. Doutzen Kroes publicou uma foto no Instagram dos seus exercícios no ginásio. Alessandra Ambrosio varia entre o ginásio e os exercícios de yoga no Central Park.
Mas segundo o coreógrafo dançar pode ser a melhor alternativa para um corpo perfeito: “Dançar faz-nos mais fortes. É fabuloso para várias coisas: tonifica o corpo, ajuda a perder peso, aumenta a autoestima, previne a demência. É bom para a mente e é maravilhosa a sensação de liberdade por nos movermos da forma que queremos.” Outra das grandes vantagens da dança é queimar muitas calorias – cerca de 380 numa hora, para além de tonificar os glúteos, pernas e braços.
“Com diferentes tipos de dança podem moldar-se todas as partes do corpo”, afirma Jermaine. Mas existe uma máxima a não ser esquecida: é necessário ter ritmo. Durante o desfile, ou numa simples aula de dança, a água é um elemento imprescindível, “mas não em grandes quantidades”.
Os anjos da Victoria’s Secret dançam na passerelle mas, sobretudo, caminham de sapatos altos. “Quando se calçam saltos altos, é muito importante saber se consegue andar com aquela altura [de salto]”. Jermaine dá mais uma recomendação que pode parecer óbvia mas que é sempre importante relembrar. “Os tacões favorecem, mas se não sabes andar com eles, não servem de nada”. Por fim relembra que “quanto mais altos forem, mais pequenos devem ser os passos”. Outro conselho importante é manter as pernas juntas. “As modelos de passerelle atravessam um pé ligeiramente à frente do outro para dar a ilusão de deslizarem, mas requer muita prática para dominar o gesto.”