Matthew McConaughey sujeitou-se a uma perda de peso dramática para interpretar o papel principal no filme ‘O Clube de Dallas’, a história real de Ron Woodroof, um cowboy machista e homofóbico do Texas a quem é diagnosticado o vírus da SIDA, nos anos 80.
Uma interpretação e um sacrifício em prol da arte que já estão a produzir frutos: depois de conquistar o Globo de Ouro para melhor Actor Dramático, levou para casa os troféus de Melhor Actor, nos Critics Choice Awards e, no passado sábado 18, o prémio de Melhor Actor, atribuído pelo Screen Actors Guild. Está também nomeado para o Oscar nessa categoria.
Não foi fácil perder 20 quilos em quatro meses. O ator conhecido pelo seu porte atlético terá pedido até conselhos a Tom Hanks, um veterano em perder peso para papéis complicados. "Telefonei mesmo ao Tom e tivemos uma conversa ótima sobre o que aprendeu sobre perda de peso para os papéis em ‘Filadélfia’ e ‘O Naufrago’", disse à revista People no início de outubro de 2013. "Também consultei um nutricionista para me ajudar com o melhor plano para conseguir perder esse peso."
McConaughey, que já teve de fazer o oposto – ganhar músculo para o seu papel em ‘Magic Mike’ – recorreu a alguns truques e ao apoio incondicional da mulher, a brasileira Camilla Alves. "Descobri o pudim de tapioca. Encontrei uma colher minúscula, uma antiguidade, e comia com ela de modo a que a refeição durasse mais tempo. Podia fazer aquilo durar uma hora."
"Não era um regime de campo de concentração, não passei fome. Estava a comer bem, mas comia pequenas quantidades. Dei quatro meses a mim próprio para fazê-lo da forma correta. E estava a fazê-lo para poder interpretar Ron Woodroof da melhor maneira possível. Se não o tivesse feito, diriam logo que o meu papel era uma treta, logo na primeira cena do filme."
Matthew diz que que se sujeitaria, de bom grado, a mais uma dramática perda de peso para fazer um bom papel como este. "Espiritualmente, também foi uma viagem maravilhosa."
O filme já foi rodado há um ano, mas Matthew não está interessado em voltar à imagem antiga: "Não vou voltar ao peso que tinha antes. Sinto-me bem assim."