Até gostaríamos de dizer que, ontem, durante a entrega dos prémios de música Grammy, a dupla francesa de música eletrónica mais quente do momento era o espelho da felicidade, com os seus quatro prémios arrecadados, entre os quais o de melhor álbum do ano, para ‘Random Access Memories’.
Mas por estes dias, os elementos dos Daft Punk não gostam de mostrar o rosto e aparecem sempre em eventos como este silenciosos e bem escudados atrás dos seus capacetes e fatos. Se davam concertos de cara destapada, no início de carreira, à medida que foram ficando mais conhecidos, optaram pelo anonimato e hoje são uma das formações musicais mais misteriosas da pop.
Os Daft Punk, que em 15 anos gravaram apenas quatro álbuns de originais, são Thomas Bangalter e Guy-Manuel de Homem-Christo – ou antes Guillaume Emmanuel de Homem-Christo.
Se o sobrenome lhe soa vagamente familiar e lusitano… é porque é verdade. Guy é bisneto do escritor e intelectual português Francisco Manuel Homem Cristo – conhecido como Homem Cristo Filho, por ter o mesmo nome do pai –, defensor do nacionalismo e, segundo a revista Rolling Stone, "descrito por historiadores como o primeiro autêntico e indisputável fascista português". Consta que foi mesmo amigo pessoal de Benito Mussolini. "Só o conheci por fotografia, claro", esclarece Guy-Man, como é conhecido. Homem Cristo Filho morreu em Roma, num acidente de viação, em 1928, com apenas 36 anos.
Francisco Manuel Homem Cristo, o pai, foi uma figura notável da sociedade portuguesa, que se distinguiu como militar, republicano, jornalista e deputado. Defendia a instrução popular, num tempo em que grande parte da população não ía à escola. Em Aveiro, cidade da qual era natural, há uma Escola Secundária Homem Cristo e uma Rua Homem Cristo Filho, em homenagem a ambos.
Já os pais de Guy-Manuel geriam uma agência de publicidade. Guy frequentou uma das melhores escolas secundárias de Paris, o Lycée Carnot, onde, no oitavo ano, conheceu Thomas Bangalter. Começam a fazer música num velhor órgão Casio, depois de uma inspiradora visita de estudo a Pompeia.
A Rolling Stone revela, no seu artigo, que Guy é o mais baixo da dupla, é moreno e que tem filhos pequenos. Faz 40 anos no próximo dia 8 de fevereiro. Os parabéns e celebrações começaram cedo, este ano.