
A petição de Jasmine Toliver criou no site Change.org, apresenta a seguinte descrição: “Como uma mulher que entende a importância de cuidados capilares, é perturbador assistir a uma criança que sofre com a falta de hidratante capilar. Os pais de Blue Ivy, Sean Carter, também conhecido por Jay-Z, e Beyoncé, falharam nas suas várias tentativas de arranjar o cabelo da Blue Ivy. Este assunto tem escalado ao ponto da criança ter desenvolvido bolas de cabelo emaranhado. Por favor, vamos espalhar a palavra para que o cabelo de Blue Ivy seja devidamente cuidado.”
Surpreendentemente, a absurda petição já tem mais de 5,000 assinaturas, apresentando opiniões opostas por parte do público. Algumas pessoas manifestaram o quão ridículo consideram este requerimento, enquanto outros aproveitaram a situação para publicarem comentários extremamente desagradáveis. Cassie Lee, por exemplo, escreveu: “Odeio quando uma mãe se parece com um milhão de dólares, com o cabelo todo arranjado, e a sua filha parece que nunca viu uma escova desde que nasceu.”
Os apoiantes da requerente parecem achar inusitada a despreocupação demonstrada com a aparência da pequena Blue por parte do casal Carter, considerando, não só as suas possibilidades financeiras e a exposição pública, mas também o facto de Beyoncé ter passado parte da sua infância num salão de beleza que pertencia à sua mãe, Tina Knowles, cabeleireira de profissão.
A página pessoal de Toliver no Facebook tem sido igualmente bombardeada com comentários, devido à controvérsia gerada. Talvez por não ter antecipado a amplitude que a sua petição iria alcançar, Toliver tentou minimizar a situação, dizendo em sua defesa que a petição não passava de uma brincadeira, considerada de mau gosto por muitos admiradores da famosa Queen Bey.
No entanto, aproveitando que os media têm difundido imagens mais recentes em que a pequena Blue Ivy surge com o cabelo penteado e apanhado, Toliver publicou no seu Facebook: “Eu salvei a vida dela! Ela irá agradecer-me quando crescer. Como podemos ver as petições funcionam! Poder ao povo!”
Toliver encara esta polémica de uma forma satírica, parecendo mesmo divertir-se com a atenção adquirida. Contudo, a insensibilidade revelada ao escolher como alvo do seu gracejo uma criança de apenas dois anos, conduziu a acusões de bullying e racismo contra Toliver, publicadas nas redes sociais.
Para além da polémica em torno da suposta incompetência de Beyoncé e Jay-Z enquanto pais, houve ainda quem se mostrasse ofendido no site Change.org, por considerar insultuoso Toliver utilizar esta plataforma online, onde muitos debatem temas sérios da actualidade, para o seu divertimento pessoal.