Corre? Tenho o hábito de correr um bocadinho no início do meu treino para fazer aquecimento, mas adapto. Às vezes opto pela caminhada com passada larga e portanto adapto consoante o meu espírito, se estou cansada, se não… Gosto, mas não aguento muito muito tempo a correr.
O que pensa desta moda do running? Acha que as pessoas correm porque está na moda? Acho que acaba por ser a moda do culto do corpo. Não tanto da corrida em si. As pessoas hoje em dia têm o gosto de se cuidarem, de cuidarem do corpo. Também já perceberam que ao cuidarem do corpo e ao fazer exercício físico regular, também estão a tratar da parte da saúde. Acho que é moda cuidarmos de nós pela questão estética, daí o running ser talvez o método mais fácil para este iniciar na prática desportiva.
O que pensa desta iniciativa? Acho que todas as iniciativas que falam bem à saúde são de louvar. Quando têm um cariz social têm um valor acrescido. Neste caso estamos a correr por uma causa. Estou quase sempre presente em todas as iniciativas promovidas pelo Jorge Pina, ou porque estou a trabalhar e a fazer reportagem, ou porque sou convidada e faço questão de estar presente. Aqui estamos a associar o bem que o exercício físico faz à saúde com o bem que podemos fazer aos outros.
Que conselhos dá a quem está a iniciar a corrida? Acho que devemos adaptar o nosso treino ao nosso corpo e às nossas capacidades físicas. No meu caso, não sou de correr muito porque não aguento. Sou mais de nadar. A minha caixa torácica não aguenta muito corrida, então opto por caminhadas com passada mais acelerada. Não devemos exagerar na dose de exercício.