Kylie Jenner agracia a capa da edição mais recente da revista “Interview”, mas não é o sex appeal da jovem que está a chamar a atenção. Os internautas estão ofendidos com a irmã mais nova do clã Kardashian-Jenner e acusam-na de glamorizar a condição de cadeirante.
Na fotos, a adolescente aparece com um body de latex, sentada numa cadeira de rodas preta e dourada.
“Isto é sinceramente nojento. Quem achou que isto era uma boa ideia? De todas as coisas que se podem usar como adereço. Horrível. Kylie Jenner wow estar numa cadeira de rodas é tão divertido e na moda! O capacitismo é o derradeiro fashion statement”, escreveu uma fã no Twitter
“Estou a ver! Quando estou numa cadeira de rodas ninguém consegue olhar-me nos olhos, mas quando a Kylie Jenner o faz é moda. Que parva sou.”, argumentou outra utilizadora.
A revolta não se limita apenas às redes sociais. Emily Smith Beitiks, diretora adjunta do Instituto Paul K. Longmore para a Incapacidade, na Califórnia, comentou o caso em entrevista ao canal noticioso CNN.
“É bastante perturbador,” disse. “As pessoas com incapacidades já são vistas como impotentes e esta situação apenas reforça isso.”
Em resposta à controvérsia, um representante da revista explicou o conceito por trás da capa ao E! News.
“Na Interview orgulhamo-nos da nossa tradição de trabalhar com grandes artistas e dar-lhes poder para realizarem as suas visões distintas e, por vezes, ousadas. A capa da Kylie Jenner, fotografada por Steven Klein, que faz referência ao artista britânico Allen Jones, integra-se nessa tradição, colocando Kylie numa variedade de posições de poder e controlo, e a explorar a própria imagem como objeto de um vasto escrutínio dos media.”
Não é a primeira vez que Kylie Jenner – que ainda não se pronunciou sobre a polémica – é criticada devido a fotografias. Em abril, foi acusada de usar “blackface”, um termo bastante sensível nos Estados Unidos, que caracteriza pintar a cara para parecer de raça negra.
Em julho, a atriz Amandla Stenberg acusou a jovem de apropriação cultural por publicar fotos com tranças corridas no Instagram.