No início do ano, Lady Gaga lançou o videoclip da música “Til It Happens To You” (veja o vídeo no final do artigo), que serviu de tema para o documentário sobre violações nos campus universitários “The Hunting Ground”.
No dia 10 de dezembro, a cantora falou sobre a própria experiência de violência sexual durante uma sessão do programa “Times Talks”.
“Não disse a ninguém durante sete anos, acho eu”, revelou a cantora. “Não sabia o que pensar sobre aquilo. Não sabia como aceitar. Não sabia como não me culpar ou pensar que a culpa era minha. Foi algo que realmente mudou a minha vida. Mudou quem eu era completamente”.
Gaga explicou que não contou a ninguém até sentir que “tinha que o fazer” porque o homem que a violou não a deixava em paz. “Na verdade, ele não acreditava que me tinha violado”, disse.
A artista, considerada a “Mulher do Ano” em 2015 pela revista Billboard, passou a explicar como o ocorrido a afetou emocional e fisicamente.
“Mudou o meu corpo. Quando se passa por um trauma desses, não tem ramificações físicas imediatas”, explicou. “Ao longo dos anos, quando se volta a experienciar isso, pode despoletar padrões de angústia no corpo e na mente, portanto muitas pessoas sofrem de dor mental e emocional, bem como física por terem sido abusadas, violadas ou traumatizadas de alguma forma”.
A cantora também partilhou que se culpou durante anos, ao acreditar que “causou” o acontecido devido à forma como se veste e por ser “uma pessoa provocadora”.
Lembre-se que, em dezembro de 2014, Lady Gaga revelou que foi violada aos 19 anos. Em entrevista a Howard Stern, disse que nunca falou publicamente sobre o assunto porque não queria que a violação a definisse.