
Pascal Le Segretain
Bar Refaeli está a fazer manchetes e não é por causa da beleza. De acordo com a Agência France-Presse, a modelo e a mãe, Zipora, foram detidas e interrogadas durante 12 horas no seu país natal, Israel, por suspeita de evasão fiscal.
Uma investigação secreta culminou em buscas a casa de Refaeli e da mãe, no dia 16 de dezembro, e na decisão judicial de as mandar prender e libertar mediante o pagamento de uma fiança, no dia seguinte. Ambas foram obrigadas a entregar os passaportes e não podem deixar o país sem permissão durante 180 dias.
As autoridades israelitas dizem que Refaeli não declarou milhões de shekels (moeda oficial de Israel), além de bens, que ganhava como “privilégios de celebridade” sob a forma de acomodação em apartamentos de luxo e até de veículos.
A investigação terá revelado um contrato entre a modelo e a gerência de um complexo de apartamentos de luxo, em Tel Aviv: em troca de um apartamento, a manequim fazia promoção do complexo, fazendo chegar às revistas de gossip histórias sobre a sua residência. A manequim também terá recebido dois carros, um Range Rover e um Lexus, nenhum deles em seu nome, como parte de acordos de publicidade com as empresas – ou seja podia usar os carros, desde que se deixasse fotografar neles.
Zipora Refaeli, a mãe da modelo, também foi implicada no caso. Os cidadãos israelitas que vivem no estrangeiro estão isentos de declarar rendimentos feitos fora do país. Mãe e filha terão criado a falsa aparência de que Bar não vivia em Israel para evitar pagar os impostos na totalidade. A manequim tem vivido em apartamentos de luxo, em nome da Zipora e dos irmãos.
Também se suspeita que tenham recebido “descontos de celebridade”, que deviam ter sido declarados como rendimentos, tais como o design do interior do aparatamento de Refaeli ou mesmo quando Zipora comprou o imóvel.
Bar e Zipora Refaeli pagaram a fiança e ainda não fizeram nenhuma declaração pública sobre o caso. Giora Adereth, advogada de Zipora, disse à NBC News que “brevemente tudo será esclarecido” e “não há nenhum drama e nenhum problema”.